Coordenação do Curso de Biomedicina

MOBILIDADE ACADÊMICA

 

Agência UFPR Internacional – AUI/UFPR

 

Os alunos UFPR interessados em Programas de Intercâmbio devem se dirigir a Agência UFPR Internacional – AUI/UFPR. A Instituição conta com Programas de Mobilidade Acadêmica dentro e fora do país. Além de programas oficiais do Governo, como o Ciências Sem Fronteira.

 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 07h30 às 19h00

Direção (+55 41 3360-5465)

Diretor: Prof. Dr. André de Macedo Duarte

Secretaria da Direção: Mônica Fontes (aui@ufpr.br)

Financeiro: Kamila Zanotto (internacional.ari@gmail.com)

Coordenadoria de Cooperação Internacional (+55 41 3360-5465)

Coordenadora: Anna Gabriella Tempesta (anna.tempesta@ufpr.br)

Acordos de Cooperação: Marja Lawana de Almeida Braga (marja@ufpr.br)

Acordos de Cooperação e Cotutela: Klarissa Valero Saes (internacional@ufpr.br)

Coordenadoria de Mobilidade e Políticas Linguísticas (+55 41 3360-5474)

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Maximiliano Santin Gardenal (coord.mobilidade@ufpr.br)

Mobilidade Internacional (incoming/outgoing): Sandrigo Anaximandro Huffner De Gasperi (incoming.ufpr@gmail.com/mobilidade@ufpr.br)

Mobilidade Nacional, Professor Visitante e PEC-G:  Rafael Pernica Martins (academico@ufpr.br)

Programa AUGM e MARCA: Antonio Marcos Severino (augm@ufpr.br)

Programa Erasmus+ e Comunicação: Elisa Carvalho (erasmus@ufpr.br)

 

Mobilidade Acadêmica Internacional (OUT)

São lançados dois editais de seleção por ano (fevereiro e agosto). O processo seletivo é coordenado pela AUI em parceria com as Comissões Setoriais, do qual podem participar os alunos UFPR regularmente matriculados nos cursos presenciais que atendam aos requisitos descritos nos editais.

Caso tenha interesse em participar das chamadas do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional e queira se informar melhor, consulte os editais anteriores: ( https://internacional.ufpr.br/mobilidade-academica-internacional-out/ )

Obs: Os requisitos e regras das chamadas podem mudar de edital para edital sem aviso prévio, segundo interesses institucionais.

*Além dessas chamadas anuais, alguns cursos de Graduação possuem acordos específicos de cooperação acadêmica que também oferecem opções de mobilidade. Para se informar sobre isso, entre em contato com a sua Coordenação de Curso ou com a Chefia do Departamento para saber se o seu curso participa desses acordos. Nestes casos específicos, os critérios adotados nos editais podem variar de curso para curso.

Mobilidade Acadêmica Nacional (OUT)

 

A Mobilidade Acadêmica Nacional é um programa de intercâmbio realizado entre a UFPR e as IES federais e paranaenses. O período do intercâmbio pode ser de 6 a 18 meses.

Geralmente, são lançados dois editais de seleção por ano (fevereiro e agosto). O processo seletivo é coordenado pela AUI, do qual podem participar os alunos UFPR regularmente matriculados nos cursos presenciais que atendam aos requisitos descritos nos editais.

Caso tenha interesse em participar das chamadas do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e queira se informar melhor, consulte os editais anteriores: ( https://internacional.ufpr.br/mobilidade-nacional-out/ )

Obs: Os requisitos e regras das chamadas podem mudar de edital para edital sem aviso prévio, segundo interesses institucionais.

Dúvidas, sugestões e informações : academico@ufpr.br / (41)3360.5474

 

 

 

PROCEDIMENTOS IMPORTANTES

Matrícula em PC

Todo o aluno UFPR que sai em Mobilidade Acadêmica, independente do Programa, deve entregar à Agência UFPR Internacional, antes de sair do país, o formulário de solicitação de matrícula em  Mobilidade Acadêmica (PC) devidamente assinado e carimbado pelo seu Coordenador de Curso, juntamente com a carta de aceite da Universidade de Destino, para garantir o vínculo com a UFPR durante o período dos seus estudos na universidade de destino.

Conforme descrito no mencionado documento, durante a mobilidade, o aluno deverá estar matriculado UNICAMENTE na disciplina PC; qualquer matrícula em disciplinas regulares deverá ser cancelada pelo aluno antes de sua saída.

Formulário PC (Alunos Mobilidade UFPR, AUGM, ANDIFES/PARANAENSE, MARCA e outros)

*Para os alunos da Mobilidade Acadêmica Internacional, ainda há o termo de compromisso de mobilidade a ser entregue juntamente com a PC:

Termo de compromisso de mobilidade (bolsistas AUI)

Termo de compromisso de mobilidade (não bolsistas)

A versão original do formulário PC e do termo de compromisso devem ser entregues à ARI antes da saída do aluno.

E, finalmente, quando da chegada na Universidade de acolhimento:

Declaração de chegada

 

Término de Intercâmbio

Ao sair em intercâmbio, o estudante é matriculado na disciplina PC, disciplina que garante o vínculo do aluno com a UFPR durante seu período de mobilidade (matrícula em PC). De volta à UFPR, ainda como parte do seu processo de mobilidade, o aluno deve proceder o encerramento da disciplina PC.

O aluno tem até o final do semestre seguinte do seu retorno para realizar o fechamento da PC, caso isso não seja feito no prazo, o aluno será automaticamente REPROVADO na disciplina, sendo que status não poderá ser modificado sob hipótese alguma.

Para realizar o “fechamento da sua PC”, o aluno deve:

  • enviar o certificado/histórico das notas obtidas na Universidade de acolhimento (durante intercâmbio);
  • preencher o Relatório Intercâmbio (identificação de plágio no relatório, implicará na reprovação automática na disciplina PC dos envolvidos).

Caso seja de interesse do aluno, este pode incluir fotos do intercâmbio a serem utilizadas, segundo critérios da AUI, para divulgação nas mídias sociais.

Esta documentação deve ser encaminhada (formato .pdf), segundo o programa de mobilidade, para:

Ciência sem Fronteiras (csf@ufpr.br);

Erasmus + (erasmus@ufpr.br);

Mobilidade Acadêmica INTERNACIONAL (mobilidade@ufpr.br);

Mobilidade Acadêmica NACIONAL (academico@ufpr.br).

 

Estágio no Exterior

Para realizar estágios em outros países é necessário que o estudante adquira um seguro internacional contra acidentes pessoais pelo período em que permanecerá no exterior, apresente um documento de aceite da concedente em que realizará o estágio e um plano das atividades que realizará no local (preferencialmente em português, espanhol ou inglês). Após aprovação da coordenação do curso/COE, e conferência da documentação pela UE/COAFE, o estudante será encaminhado para a Agência UFPR Internacional (AUI) para os trâmites de convênio necessários.

 Você deverá enviar à Coordenação
 1. Um documento solicitando o estágio;
 2. Uma carta de aceite do local de estágio;
 3. Um plano de estágio (descrição das atividades que você irá realizar e datas de realização) com assinatura do responsável pelo estágio;
 4.Documento que comprove que você tem seguro internacional de vida e de saúde;

 * A Coordenação do Curso e a COE assinará autorizando o estágio e indicará um professor orientador aqui da UFPR que manterá contato com você para acompanhar as  atividades do estágio.

*Importante: o estágio terá duração máxima de 1 semestre e as datas do plano de atividades não podem ser retroativas.

 

RETORNO – EQUIVALÊNCIA E APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

 

Para as disciplinas cursadas no exterior que tenham correspondência no currículo do Curso o aluno poderá solicitar Equivalências e para as disciplinas cursadas no exterior que NÃO tenham correspondência no currículo do Curso o aluno poderá solicitar a Computação em seu histórico escolar de Carga horária Optativa.

 

Para solicitar a abertura de Processo de Equivalência de Disciplina ou Computação  de Carga horária Optativa cursada no exterior o aluno deverá procurar a Coordenação do Curso com os seguintes documentos :

 

I. Histórico  escolar  ou  certificado  originais,  da  época  de  conclusão  da  disciplina, completo e atualizado, em que constem a denominação da disciplina, sua carga horária total,  nota ou conceito e frequência obtidas, bem como os parâmetros mínimos para aprovação na Instituição de origem;

II. Programas  das  disciplinas  cursadas  na  instituição  de  origem  com  autenticação (carimbo, visto ou autenticação eletrônica, etc…), onde constem os planos de ensinos (ementa, carga horária, objetivos, conteúdo programático ou desdobramento da área de conhecimento  em  unidades,  procedimentos  didáticos,  formas  de   avaliação  e bibliografia básica utilizada);

 

Demais informações :

Site: http://www.internacional.ufpr.br/

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Biomedicina
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1744
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Biomedicina
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1744
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Curso de Biomedicina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR