Coordenação do Curso de Biomedicina

O Curso

 

A profissão de Biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n.° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMs), com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Biomédico (Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região, 2009).

 

O curso de Biomedicina da UFPR foi implantado no ano de 2010, quando do ingresso da primeira turma de alunos. No entanto, os primeiros esforços para sua criação se iniciaram no Setor de Ciências Biológicas no ano de 2006. Autorização de Funcionamento – Resolução nº 35/09 COUN. Portaria de Reconhecimento do Curso pelo MEC: Port. nº 427 de 28 julho de 2014.

 

Implantado em 2010, o Curso de Biomedicina da Universidade Federal do Paraná, prevê a formação sólida de profissionais capazes de atuar em diversas áreas  relacionadas às ciências Biomédicas e Biológicas. Com o diferencial de permitir ao acadêmico a vivência das rotinas em pesquisa científica, resgata o perfil idealizado para o Biomédico na criação da profissão: um profissional a serviço da saúde e da ciência.

 

Com formação atualizada e grade curricular abrangente, o acadêmico de Biomedicina encontra disciplinas fundamentais para o entendimento de processos celulares e fisiológicos, que são de fundamental importância para atuação biomédica nos campos de diagnóstico e terapêutica, que se relacionam às ciências da saúde. O diferencial do profissional formado pela UFPR reside na formação científica e acadêmica, que é construída desde o primeiro período com a inserção dos alunos em laboratórios de pesquisa, tornando-os aptos a exercer atividades nos campos de analise laboratorial, da pesquisa e docência.

 

Inserida no dia a dia e na história das universidades, a Biomedicina vem conquistando espaço em laboratórios, hospitais, bancos de sangue, institutos de pesquisa e indústrias.  Atualmente o Conselho Federal de Biomedicina reconhece diversas áreas de atuação do  profissional de Biomedicina, entre elas a análise ambiental, microbiologia, citologia oncótica, imunogenética, hematologia e bioquímica, bancos de tecidos (sangue,pele, osso e gametas) virologia, saúde pública, radiologia e imagenologia, análises bromatológicas, histologia, patologia, embriologia, reprodução humana assistida, biologia molecular, informática de saúde, anatomia patológica, farmacologia e toxicologia, medicina forense e perfusão extracorpórea, entre outras.

 

 

Duração do Curso: 4 anos

Habilitação: Bacharelado

Turno: integral – manhã e tarde

Vagas: 30 anuais

Local: Setor de Ciências Biológicas – Centro Politécnico

Av. Cel. Francisco H. dos Santos , S/N | Jd. das Américas | Curitiba | PR | Brasil

Telefone – (41) 3361-1744| Caixa Postal 19031 | CEP: 81531-980

E-mail: biomedicina@ufpr.br / biomedicinaufpr@gmail.com

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Biomedicina
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1744
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Biomedicina
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1744
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Curso de Biomedicina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR