Setor de Ciências Biológicas

Inscrições abertas para o 1º Curso de Epigenética Inter e Transgeracional da UFPR

Desenvolvida a partir dos anos 90, a epigenética é a área da biologia que se dedica a entender como funcionam as “marcas epigenéticas”, que são as regras genéticas que não fazem parte da sequência do genoma (o DNA), mas também podem ser herdadas de geração para geração.

Essa área do conhecimento será o foco do “1º Curso de Epigenética Inter e Transgeracional: mecanismos, evolução, herança e reversibilidade”, organizado pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Programa de Pós-Graduação em Genética e do Laboratório de Genética Molecular Humana (LGMH). As aulas on-line começam no dia 31 de maio (carga horária de 40 horas).

As inscrições já estão abertas (acesse aqui), com vagas limitadas. Os preços da inscrição variam de R$ 50,00 (estudantes de graduação) a R$ 700,00 (profissionais externos).

Conteúdo

De acordo com a organização, o curso tem o objetivo de apresentar os mecanismos que estabelecem as marcas epigenéticas e a forma como elas são herdadas. Outro processo que consta no conteúdo programático é o de apagamento das marcas epigenéticas, que ocorre devido a interações com o ambiente e está relacionado à suscetibilidade a doenças.

Além de uma etapa introdutória sobre epigenética, o curso é composto de dois blocos. O primeiro deles aborda mecanismos epigenéticos e, o segundo, como a epigenética atua na herança e na evolução.

SERVIÇO
“1º Curso de Epigenética Inter e Transgeracional: mecanismos, evolução, herança e reversibilidade” do Departamento de Genética da UFPR
Quando: a partir de 31 de maio, às segundas, terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, e nos sábados, das 8 às 12 horas (carga horária de 40 horas)
Onde: on-line, pela plataforma Microsoft Teams

Para mais informações, consulte o site do curso e acompanhe a página do curso no Instagram

Leia mais notícias sobre epigenética neste link

Por Camille Bropp (Sucom/UFPR)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR