Pós-graduação em Entomologia oferta 15 vagas em processo seletivo

O Programa de Pós-graduação em Entomologia (PPGEnto) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas em processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado, com início entre outubro e dezembro de 2021.

São ofertadas cinco vagas de mestrado e 10 de doutorado, dentro das áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa, conforme editais.  As inscrições vão até o dia 03 de outubro, para o mestrado, e 05 de outubro para o doutorado, nos links disponíveis na página do programa e o resultado final será divulgado no dia 13 do mesmo mês.

O processo de seleção para o mestrado consistirá em duas avaliações: análise de currículo e avaliação oral. Para o doutorado, são três etapas, pois o edital prevê ainda a apresentação do projeto de pesquisa.

Sobre o programa

O PPGEnto tem como objetivo a formação na área da pesquisa científica, magistério superior e tecnologia em três grandes campos do conhecimento: Sistemática, Taxonomia e Biogeografia; Ecologia e Diversidade; e Entomologia Agro-Florestal e Médico-Veterinária.

Fundado em 1969, é um dos programas de pós-graduação mais antigos e tradicionais do Brasil. A linha de pesquisa em Taxonomia e Sistemática de insetos, está intimamente ligada a Coleção Entomológica Padre Jesus Santiago Moure, uma das maiores coleções científicas da América Latina, com aproximadamente sete milhões de exemplares. A linha de pesquisa em Ecologia e Diversidade tem avançado com publicações de destaque em periódicos internacionais sobre mudanças climáticas e urbanização. Já a linha Entomologia Agro-Florestal e Médico-Veterinária investiga medidas de controle de epidemias e bem como alternativas de controle biológico e redução de inseticidas em parceria com a Embrapa.

Para maiores informações e acesso aos editais consulte o link a seguir:  http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgento/pb/processo-seletivo/

Por Louiselene Meneses (Aspec/SCB/UFPR)

PPG ENTO