OFERTA DE DISCIPLINAS PELO PROGRAMA CAPES PRINT NO PPG EM CIÊNCIAS – BIOQUÍMICA

O programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica (PPG-Bioq) promove disciplinas com professores estrangeiros em novembro. Os eventos fazem parte do programa Capes-PrInt UFPR, que incentiva a internacionalização da universidade e a interação entre pesquisadores do Brasil e do exterior.

Análise físico-química de biomoléculas

O PPG-Bioq trará a disciplina “Tópicos Avançados em Bioquímica: Análise Físico-química de Biomoléculas”, entre os dias 20 a 27 de novembro, que terá a participação da Dra.  Marguerite Rinaudo,  professora Emérita da Universidade de Grenoble-Alpes e pesquisadora na área de aplicações de biomateriais no laboratório Rhéologie et Procédés, Université Grenoble Alpes, Grenoble, França.  O conteúdo versará sobre a análise macromolecular de carboidratos com ênfase em Reologia e Espalhamento de Luz Laser Estático e Dinâmico (SLS, DLS e HPSEC-MALLS).

Além de Margherite, a disciplina terá a participação de Shayla Fernanda Barbieri, Pós Doutoranda do PPGBioq e da professora Joana Léa Meira Silveira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. A participação da professora Margherite será em inglês.

A disciplina é direcionada a alunos de mestrado e doutorado. Estudantes da UFPR podem fazer a a matrícula via plataforma SIGA. Alunos externos podem obter Informações pelo email   pgbioq@ufpr.br ou pelo telefone 3361-1672, com Thiago.

DNA Damage

Dos dias 26/11 a 04/12, o professor Jean Cadet, do Departamento de Radiobiologia da Universidade de Sherbrooke, Canadá, ministrará a disciplina DNA Damage.

Cadet pesquisa vários aspectos da química e bioquímica do dano gerado por radiação foto-induzida do DNA (mecanismos de formação de danos, medições em células e avaliação de características biológicasincluindo reparo de DNA e mutagênese). Em mais de 40 anos de carreira, atuou em instituições dos Estados Unidos, França e Canadá e, desde 2015, é professor do Departamento de Radiação Biológica na Universidade de Sherbrooke.

A disciplina será ministrada em inglês e é direcionada a alunos de mestrado e doutorado. Estudantes da UFPR podem fazer a matrícula via plataforma SIGA. Alunos externos podem obter Informações pelo e-mail pgbioq@ufpr.br ou pelo telefone 3361-1672.

Sobre o PrInt

Lançado em novembro de 2017, o edital do Capes PrInt tem o objetivo de fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das universidades. Entre os itens que o edital do Capes PrInt permite financiar estão auxílios para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no Brasil e no exterior, doutorado sanduíche, programas de professor visitante, cursos de curta duração no exterior e pós-doutorados.

Dos 16 projetos incluídos no plano na UFPR, o Setor de Ciências Biológicas participa de oito, com ênfase em assuntos diversos como câncer, biociências, doenças crônicas, biodiversidade e políticas públicas.