Setor de Ciências Biológicas inicia ano letivo com recepção aos calouros

Nesta segunda-feira, dia 02, começou o ano letivo na UFPR. Pela primeira vez, as coordenações de cursos do Setor de Ciências Biológicas realizaram a recepção aos calouros em um único evento, que ocorreu no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). A solenidade teve a presença das coordenações dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Biomedicina e Fisioterapia, da direção do Setor de Ciências Biológicas, das Pró-reitorias de Graduação e Educação Profissional e Tecnológica; de Pesquisa e Pós-Graduação; e de Planejamento e Finanças; da Reitoria, servidores docentes, técnicos e alunos.

DSC_3954

Calouros 2020 do Curso de Fisioterapia da UFPR

A professora Débora Klisiowicz, coordenadora do curso de Biomedicina, agradeceu, em nome das quatros coordenações presentes, a escolha de cada estudante pela UFPR. “Vocês venceram uma etapa em que poucos chegaram. Vão passar momentos muito felizes aqui, nestes que serão os melhores anos da vida de vocês”, pontuou.

DSC_3983

Calouros 2020 do Curso de Educação Física da UFPR

O diretor do SCB, professor Edvaldo Trindade, lembrou aspectos históricos do Setor, que remontamà criação do curso de História Natural, nos anos 1940. Relatou sobre o destaque na pesquisa científica em seus diversos programas de pós-graduação, além do protagonismo em projetos de extensão. Convidou ainda os calouros também a conhecer a universidade e a defendê-la e a zelar pelo patrimônio público. “A partir de hoje, essa é a segunda casa de vocês, e como casa temos que respeitar e amar”, declarou.

O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional e Tecnológica, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra, ressaltou que a conquista das vagas na universidade é resultado do trabalho de todos os professores que passaram pela vida de cada estudante. “Não se esqueçam de dar notícias a eles. É uma atitude de respeito e admiração de quem valoriza e dignifica a função dos professores”, disse.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, professor Fernando Marinho Mezzadri falou sobre os desafios para gestão do orçamento da universidade, e pediu aos calouros que aproveitem as ações de iniciação científica, de extensão, de cultura, de ensino e de esporte. “Para mim, estaé a melhor universidade deste país. Viva o que a UFPR tem a oferecer”.

Por fim, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, discursou sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação produzidas no Brasil pelas universidades públicas. “Ciência tem a ver com a vida de cada um, de cada uma. Com o que vocês comem, consomem, produzem, com as condições de saúde e longevidade”. Fonseca estimulou os calouros a sentirem orgulho e mostrarem a relevância de estar em nossa instituição. “Sem a universidade, o Brasil não tem futuro. A partir de hoje vocês são filhos da UFPR. Terão a responsabilidade de defendê-la, pois a conhecerão por dentro”.

DSC_3869

Professores e estudantes na recepção aos calouros do SCB nesta segunda feira, dia 02/03

Mulheres na ciência

No período da tarde, a vice-reitora da UFPR, professora Graciela Bolzón de Muniz, trouxe um panorama da participação das mulheres na ciência. Bolzón destacou a história de algumas cientistas do Brasil e do exterior,desmistificou estereótipos e trouxe números que comprovam a alta participação das mulheres na pós-graduação da UFPR. Nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, atualmente a participação feminina chega a 66% e 78%, respectivamente.

Bolzón afirmou que a empatia é a melhor solução para enfrentar os preconceitos. “O que vale não são os títulos, mas o que somos como seres humanos”, sintetiza.

DSC_3903

A vice-reitora Graciela Bolzón na palestra sobre mulheres na ciência

Até o final desta semana, os mais de 300 calouros dos quatro cursos do SCB participarão de atividades organizadas pelas coordenações e pelos centros acadêmicos. Nas páginas das coordenações dos cursos, você encontra a programação completa da recepção aos calouros 2020.

DSC_3936

Houve atividades também no Anfiteatro 10 do SCB. Aqui, o professor Edvaldo Trindade apresenta o Setor aos alunos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Fisioterapia. Fotos- Juliana Barbosa / ASPEC