CRIANÇAS CONHECEM A UFPR EM COLÔNIA DE FÉRIAS

Um grupo de 42 crianças da Escola Municipal Paulo Esmanhoto, do Sítio Cercado, em Curitiba, teve um dia de colônia de férias, dentro da UFPR. Eles participaram de brincadeiras com orientação de estudantes de graduação, conheceram o Restaurante Universitário, o Centro de Educação Física e Desportos (CED) e passaram a noite no Departamento de Educação Física (DEF). A visita ocorreu no último dia 22 de novembro.

A atividade fez parte da disciplina de Educação Física “Temas Emergentes em Lazer II”, com a orientação do professor Riqueldi Straub. “Os alunos tiveram aporte teórico ao longo do semestre, e com a parceria com o colégio pudemos vivenciar a organização de um evento na prática, sendo protagonistas do processo”, explica o docente.

Equipe da UFPR e alunos da Escola Paulo Esmanhoto. Foto - Juliana Barbosa - ASPEC

Equipe da UFPR e alunos da Escola Paulo Esmanhoto

Roberto Santana Mercer já estudou na Escola Paulo Esmanhoto e participou da organização das atividades. Para o estudante, a experiência da interação escola-universidade é enriquecedora tanto para os acadêmicos quanto para as crianças. “Esperamos que se plante uma semente e que eles vejam que a universidade é um espaço para eles. Acho muito legal, essas crianças terem essa vivência, na minha época eu não tive essa possibilidade”.

A acadêmica Sandy Nara Borba já tinha experiência com recreação, mas nunca havia realizado estas atividades no ambiente universitário. Para ela, as crianças se apropriam de um espaço que também é delas. “Conhecer a universidade pode estimulá-los a estar aqui no futuro, saber como é este ambiente”, ressalta.

Sandy Borba (ao centro) teve a experiência com recreação dentro da UFPR pela primeira vez. Fotos - Juliana Barbosa - ASPEC

Para as crianças, as brincadeiras no CED, a trilha na floresta e o acantonamento foram também uma oportunidade de sair da rotina. “Gostei das brincadeiras, de interagir com os amigos, conhecer pessoas novas. Tenho vontade de estudar aqui. Gosto de educação física, mas pretendo estudar engenharia ou astronomia”, revela Gabriel de Azevedo Maurício, de 10 anos.

De acordo com a equipe da escola, o evento foi uma oportunidade de fortalecer laços entre os alunos. A professora Michaela Camargo é formada pela UFPR e diz que o aprendizado ocorre para todos os envolvidos. “As crianças entendem o que é a Educação Física, os acadêmicos aprendem a ser professores, os professores da UFPR continuam me ensinando. Todo nós construímos a educação com a crianças e com as famílias, pois os pais querem saber o que eles aprenderam aqui, elogiam, confiam na gente e vêem possibilidades para os seus filhos”, finaliza.

Os acadêmicos de Educação Física prepararam um circuito com brincadeiras dentro do ginásio do CED. Fotos – Juliana Barbosa / ASPEC