Fisioterapia da UFPR participa de Congresso nos EUA

A Professora Vera Lúcia Israel do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia e a doutoranda do PPG-Educação Física da UFPR, fisioterapeuta Dielise Debona Iucksch, participaram do II Congresso Pan-americano de transtornos da doença e do movimento de Parkinson, em Miami, EUA, entre os dias 22 e 26 de junho.

Em parceria com a professora Ana P. C. Loureiro, da PUCPR, foram apresentados dois trabalhos científicos desenvolvidos na UFPR com o tema Doença de Parkinson e a Fisioterapia.

O primeiro sobre Repercussões no Domínio Motor, Atividades de Vida Diária e Qualidade de Vida, de autoria dos estudantes Adriano Z. da Silva, Bruna Yamaguchi, Juliana Siega, Thalyssa K. Mocelin e da professora Vera Israel.

O segundo, foi sobre Avaliação quantitativa da função motora dos membros superiores em pessoas com doença de Parkinson, de autoria de Ana P. C. Loureiro, Bruna Yamaguchi e Vera Lúcia Israel.

No Congresso, houve o aprofundamento na prática da Fisioterapia com a palestra da fisioterapeuta Terry Ellis (Boston, USA) que reforçou o exercício físico orientado como uma terapia de proteção aos avanços da Doença de Parkinson.

“A Fisioterapia tem sido uma opção de tratamento não farmacológico, em especial quando iniciada precocemente, na Doença de Parkinson e deve começar precocemente. Quando realizamos a Fisioterapia Aquática, principal foco de nossas atividades, procuramos com o exercício contribuir na neuroproteção e na qualidade de vida do indivíduo com Doença de Parkinson”, relata a professora Vera.

Com informações da professora Vera Lúcia Israel, do DPRF

na-imagem-dielise-ana-paula-e-vera-na-exposicao-de-trabalhos-do-congresso-foto-arquivo-pessoal

Dielise, Ana Paula e Vera, durante a exposição de trabalhos do congresso. Foto – Arquivo pessoal