Fisioterapia no Congresso Brasileiro de Educação Especial

Aconteceu entre os dias 14 e 17 de novembro de 2018 o VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) e o XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (XI ENPEE) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo (SP).

Esse congresso é um espaço de debate e divulgação do conhecimento científico produzido na área da Educação Especial nacional e internacional, bem como nas áreas afins da tecnologia e da saúde como a Fisioterapia, Psicologia, entre outras. Na programação aconteceram simpósios, mesas-redondas, minicursos e sessões de apresentação de trabalhos, bem como algumas sessões de cinema, lançamentos de livros e atividades culturais. Presentes mais de 1000 pesquisadores e estudantes do Brasil e do mundo.

A professora do Departamento de Fisioterapia, Drª Vera Lúcia Israel, juntamente com a doutoranda Luize Bueno de Araujo e Profª Drª Maria Benedita Lima Pardo (Universidade Federal de Sergipe), ministraram o minicurso intitulado “Prevenção de Deficiências: Programa de Intervenção Precoce a Profissionais e Orientação a Pais”, o qual teve a participação de profissionais e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, com troca de experiências e aprendizagem.

Além do minicurso, Vera e Luize apresentaram dois trabalhos do grupo de pesquisa “Alegria em Movimento” da UFPR, sendo eles “Inclusão e Qualidade de Vida de Bebês em Creches Municipais de Curitiba/PR” e “Percepção de Professoras de Creche Pública sobre Práticas de Estimulação”.

As pesquisadoras avaliam o evento como de grande valia para os profissionais envolvidos nos estudos e pesquisas que analisam os contextos da promoção e prevenção em saúde, inclusão e pessoas com necessidades especiais inclusive as deficiências, além de ser um campo de trabalho de modo especial para os profissionais fisioterapeutas.

*com informações da Professora Vera Lúcia Israel

a-professora-vera-lucia-a-esquerda-professora-maria-benedita-da-ufs-ao-centro-e-a-dotoranda-luize-a-direita-participaram-do-viii-cbbe-foto-arquivo-pessoal

A professora Vera Lúcia (a esquerda), professora Maria Benedita, da UFS (ao centro), e a dotoranda Luize (a direita) participaram do VIII CBBE. Foto – arquivo pessoal

participantes-e-as-ministrantes-do-micurso-foto-arquivo-pessoal

Participantes e as ministrantes do minicurso. Foto – arquivo pessoal.