Hesperídae (Pyrrhopyginae) é o tema de volume da coleção “Butterflies of the World”

Hesperiidae é uma família de borboletas que abrange 13 subfamílias, e entre elas, Pyrrhopyginae, uma subfamília exclusivamente americana. Esse é o tema de um livro na série “Butterflies of the World” da editora Goecke & Evers, publicado pelo professor Olaf Hermann Hendrik Mielke, do Departamento de Zoologia da UFPR.

O livro é em colaboração com os pesquisadores Ernst Brockmann e Carlos Guilherme Costa Mielke, e está dividido em duas partes. A primeira parte (volume 49) versa sobre as distribuições geográficas de todas as 221 espécies e 209 subespécies que ocorrem desde o sul dos Estados Unidos até a Bolívia, Paraguai, norte da Argentina e Uruguai, além de descrever um gênero novo, 20 espécies novas e 18 subespécies novas. Comentários taxonômicos sobre os grupos também são apresentados.

A segunda parte (volume 50) ilustra as espécies e subespécies da subfamília, ambos os sexos, faces dorsal e ventral, facilitando a identificação dos táxons.

Desde a sua concepção, a obra levou quase dez anos para ser concluída. Foram realizadas visitas a museus na Europa e Américas do Norte, Central e do Sul para obter dados das espécies e subespécies. A sua apresentação é filogenética e baseada nos genomas completos de quase todas as espécies. Nos últimos 70 anos, a subfamília passou de 143 para 221 espécies e de 143 subespécies para 221. Os gêneros aumentaram de 20 para 50.  “Ainda há muito a fazer para conhecer a nossa biodiversidade”, ressalta o professor Olaf.

Trajetória

Olaf Mielke estuda os Hesperídeos desde 1961, quando entrou na faculdade de História Natural na Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e iniciou um estágio na seção de Lepidoptera do Museu Nacional. Cinco anos depois, a convite do professor Pe. Jesus Santiago Moure, iniciou as suas atividades na UFPR. Mais de sessenta anos depois, ele continua trabalhando e coletando. Só neste ano, foram duas grandes excursões para o Pará e Amapá.

Olaf Mieke

O próximo trabalho será a publicação da lista atualizada de lepidópteros do Paraná, com descrições de novas espécies e subespécies. Com tamanha disposição, Mielke resume: “A biologia está escrita no campo”.

Os volumes foram depositados na Biblioteca de Ciências Biológicas e estarão disponíveis para consulta e empréstimo em breve.

Fotos: Juliana Barbosa/ASPEC