Pesquisadores da UFPR vão testar voluntários para identificar aqueles que já foram infectados pelo coronavírus

O Laboratório de Microbiologia Molecular do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está cadastrando voluntários para pesquisa de soroprevalência da covid-19. Os testes imunológicos, desenvolvidos pela equipe do Laboratório, têm o objetivo de identificar pessoas que já foram infectadas pelo vírus, além de detectar respostas imunológicas à vacinação. A próxima etapa acontece no dia 26 de outubro, no Centro Politécnico.

O exame é indicado para detectar infecções prévias pelo novo coronavírus. Melhores resultados são obtidos com amostras coletadas entre 15 e 90 dias após o início dos sintomas.

O teste com as proteínas spike ou spike RBD, quando disponíveis, também detectam resposta de anticorpo gerada pelas vacinas. A linha de raciocínio seguida pelos pesquisadores é de que a pessoa que apresenta anticorpos contra a proteína spike e não desenvolveu a doença, mas foi vacinada, possivelmente gerou uma resposta imunológica em termos de ativação da produção de anticorpos por conta do imunizante. Entretanto, um resultado negativo de anticorpo após vacinação não significa que a vacina não teve efeito, pois o imunizante induz outras respostas do sistema imune, não apenas a produção de anticorpos.

Interessados, da comunidade interna ou externa, em participar da pesquisa devem ler e concordar com o termo de consentimento e livre esclarecimento. Esse teste não é indicado para pessoas sintomáticas na fase aguda da doença e não deve ser utilizado como diagnóstico. Para participar, é necessário realizar cadastro neste link.

A nova fase do estudo incluirá amostragem nos diversos campi da UFPR incluindo Curitiba, Litoral, Toledo e Palotina. No dia 26 de outubro, a equipe estará no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico em Curitiba,  a partir das 10h30. Para essa etapa, serão ofertadas 180 vagas.

Entenda a pesquisa na reportagem disponível aqui

Por Jessica Tokarski (Sucom /UFPR), com informações de Secom UFPR Litoral