SCB lamenta a morte do professor José Carlos Gabardo

Foto - Senar PR

Foto – Senar PR

Com pesar, comunicamos o falecimento, ocorrido no último dia 20 de junho, do professor aposentado José Carlos Gabardo, Departamento de Patologia Básica (DPAT), aos 80 anos, por complicações decorrentes de um câncer.

Engenheiro agrônomo formado pela UFPR, Gabardo atuou como docente na disciplina de Parasitologia Agrícola, para o Curso de Engenharia Agronômica, desde 1965. Em 1979, foi um dos docentes que participaram da fundação do Setor de Ciências Biológicas, onde permaneceu até 1992, quando se aposentou. Foi chefe do DPAT entre 1985 e 1987. Muito dedicado com seus alunos, com frequência era homenageado. Os colegas comentam que foi uma pessoa solicita e acessível, pronto para auxiliar a quem lhe pedisse ajuda.

Após sua aposentadoria na universidade, o professor foi contratado pela Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e ajudou na criação da sede paranaense do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Gabardo foi gerente do Departamento Técnico do SENAR-PR até 2008. A partir de então, passou ao posto de assessor-técnico da Superintendência da entidade.

A comunidade do Setor de Ciências Biológicas presta solidariedade aos familiares e amigos do professor.

Com informações do sistema FAEP