SCB realiza teste em assintomáticos da comunidade setorial nesta segunda-feira, 19/10. Veja como participar

O Setor de Ciências Biológicas e o Departamento de Genética convidam a comunidade setorial (estudantes, técnicos e docentes) a participar de um projeto de pesquisa envolvendo o teste de pessoas assintomáticas para a COVID-19.

O procedimento de coleta envolve a auto coleta da saliva (veja no vídeo), que será realizado na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, das 08h às 20h, na rampa de acesso ao Setor.

O preparo prévio é bem simples: basta não consumir alimentos ou bebidas nos 30 minutos anteriores à coleta. Os voluntários precisarão fornecer nome completo, CPF e um meio de contato (telefone e/ou email).

O objetivo do estudo, coordenado peloslaboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho), é identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar propagação da doença e contaminação de outras pessoas. Cerca de 80% da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas.

Será fornecido laudo do exame a todos que participarem e não é necessário agendamento prévio.

Para quem apresenta sintomas e deseja realizar o exame, confira as orientações disponíveis aqui