Setor de Ciências Biológicas empossa nova direção

1reitores-antigos-e-novos-diretores-e-a-comunidade-se-reuniu-no-anfiteatro-10-para-a-cerimonia-foto-sucom-ufpr

O Setor de Ciências Biológicas da UFPR empossou na última sexta-feira (09) os novos diretores e vice do Setor: Edvaldo da Silva Trindade e Emanuel Maltempi de Souza, respectivamente, que assumem a gestão até 2021.

O Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca recebeu os novos diretores e agradeceu ao trabalho realizado por seus antecessores: Luiz Claudio Fernandes e Marta Margarete Cestari. Fonseca lembrou que o Setor de Ciências Biológicas possui graduações pós-graduações muito bem avaliados, que demonstram “o destino da universidade, que é produzir conhecimento e proporcionar qualidade na formação dos estudantes”.

A Vice-Reitora, Graciela Bolzón de Muniz, destacou a importância do trabalho conjunto que está sendo realizado em todas as esferas da universidade para enfrentar as adversidades que a educação superior pública vem vivendo: “Estudantes, professores e técnicos devem trabalhar juntos para enfrentar o desgaste e desprestígio total que as universidades públicas vem vivendo. Nós precisamos mostrar o nosso universo e potencial para popularizar a ciência”.

O professor Trindade também resgatou o momento de dificuldades e afirmou que um dos motivos para candidatar-se a trabalhar pelo Setor e pela Universidade é para auxiliar no processo de reconhecimento das instituições públicas de ensino.

“Muitos devem pensar o que nos leva a assumir a responsabilidade de um cargo na universidade pública no momento em que esta é colocada como custo, um peso. E eu respondo que é por amor ao Departamento, ao Setor e a Universidade que fazemos isso. Para que lutemos para sermos reconhecidos pelo que temos de melhor, mostrando nosso trabalho sério, responsável, comprometido e transparente”.

3vice-reitora-da-ufpr-e-homenageada-dando-nome-a-borboleta-fotos-sucom-ufpr

Mesene gracielae: Vice-reitora é homenageada com nome de espécie de borboleta

Em agradecimento aos esforços junto ao Departamento de Zoologia, a Vice-Reitora, Graciela Bolzón de Muniz, foi homenageada dando nome a uma das espécies de borboleta mais recentemente registradas.

A espécie  Mesene gracielae, que faz menção à Graciela, guarda características particulares que incentivaram a homenagem:

“Impetuosa, única, dedicada ao espaço dela. Ficou o tempo todo ali e nos lembrou as características de quem acolheu nossa demanda. A homenagem em si é extremamente merecida porque a professora Graciela esteve sempre muito voltada à pesquisa. Ela compreendeu a necessidade que nós estávamos passando em relação ao espaço para conservação e manutenção da Coleção Biológica de exemplares e não poupou esforços para auxiliar uma das maiores e mais importantes coleções da América Latina” – explica Mirna Casagrande, professora do Departamento de Zoologia responsável pela descrição e nomeação da nova espécie.

Ao final do evento houve também o descerramento da placa em homenagem ao professor Luiz Claudio Fernandes, Diretor do Setor até 2018.

2prof-luiz-claudio-fernandes-descerra-a-mais-nova-foto-na-galeria-dos-ex-diretores-do-scb

Com informações de Dafne Salvador e fotos de Marcos Solivan, da SUCOM/UFPR