Site disponibiliza o ensalamento dos anfiteatros do SCB

A partir desse semestre, o ensalamento das aulas teóricas de graduação do SCB conta com uma novidade: o sistema de ensalamento desenvolvido pelo Setor de Exatas da UFPR, que proporciona acesso fácil e rápido por toda comunidade acadêmica.

Agora, a distribuição das aulas é feita eletronicamente, de acordo com os dados fornecidos pelo sistema que realiza as matrículas da UFPR, pelos departamentos e coordenações de curso envolvidos. Assim, no início do semestre, o sistema atribui automaticamente as salas para as aulas, seguindo critérios como capacidade, equipamentos disponíveis e proximidade com o departamento do docente, entre outros, permitindo modificações manuais de acordo com a necessidade de cada disciplina. Isso evita o trabalho totalmente manual que era feito pelos servidores da Direção do Setor. “Era um verdadeiro quebra-cabeça, em função das inúmeras variáveis envolvidas”, resume o professor Marco Randi, representante do SCB na comissão de ensalamento da UFPR.

dsc_0560

Foto – ASPEC

No site do ensalamento, os usuários fazem consultas por vários filtros: por disciplina, setor (bloco), departamento, curso ou sala. Porém algumas disciplinas, principalmente as de aula prática, ainda não foram inseridas no sistema. Neste caso, a consulta continua junto aos departamentos e às coordenações de curso responsáveis por elas.

Para os próximos semestres, o plano é de que haja a inserção de todas as aulas no sistema. Além disso, haverá o georreferenciamento das salas, ou seja, o usuário poderá localizá-las por meio de um mapa no site.

Para os gestores, o sistema reúne informações para saber quantas salas estão ocupadas em determinado dia da semana. “Quando uma nova disciplina for criada, por exemplo, a coordenação pode visualizar qual local e em que horários há disponibilidade”, relata Randi.

Além do Setor de Biológicas, o sistema de ensalamento está disponível para todos os setores do Centro Politécnico. A Direção do SCB lembra que a consulta deve ser feita continuamente, uma vez que desde o início do semestre algumas mudanças foram realizadas e o ensalamento inicial pode ter sofrido alterações.

As reservas esporádicas de salas ou anfiteatros continuam sendo realizadas pela Direção do Setor. As solicitações devem ser preferencialmente por e-mail, contendo nome completo do requisitante, e-mail, telefone ou ramal, unidade, número de pessoas, dia(s) e horário(s).

O ensalamento do SCB está disponível no site: http://ensalamento.c3sl.ufpr.br/