UFPR inicia testagem de Covid-19 para a comunidade universitária; saiba como acessar o serviço

A partir desta quarta-feira, 14 de outubro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inicia uma força-tarefa para realizar testes de Covid-19 em docentes, técnico-administrativos e estudantes que apresentarem sintomas compatíveis com a doença, ou que tiveram contato com pessoas contaminadas.

A ação é uma parceria entre o Setor de Ciências Biológicas (SCB), o Setor de Ciências da Saúde (SCS), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e os cursos de Enfermagem, Farmácia e de Pós-Graduação em Bioinformática, com o apoio da Reitoria. O financiamento é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo projeto Laboratórios de Campanha, e do Ministério da Educação (MEC).

Para ter acesso ao serviço, é necessário cadastro prévio pelo site https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/. Caso haja indicação médica para realizar o exame, basta digitalizar o documento e enviar pelo formulário. Neste caso, o sistema direcionará para o agendamento de coleta.

Quem não tiver solicitação de teste por um médico, passará por uma triagem baseada no perfil do paciente. Um algoritmo leva em consideração os sintomas que o paciente apresenta, o contato com casos positivos e se pertence aos grupos de risco. Conforme o caso, o sistema indicará a necessidade de se realizar o exame, além do melhor período para sua realização, como explica o diretor do SCB, professor Edvaldo da Silva Trindade: “Há uma janela específica entre o início dos sintomas e a carga viral. No começo e no fim do ciclo, a carga viral é pequena. Se alguém tiver o contato hoje, a quantidade de vírus pode ser indetectável. Por isso, o sistema fará uma triagem para adequar o agendamento”.

Caso não haja indicação para o exame, o usuário será direcionado a contatar a equipe do Centro de Atenção à Saúde (Casa 3), que irá orientar, acompanhar e indicar a realização de exame ou de consulta médica, se necessário. “Todos que procurarem o sistema serão atendidos. Ninguém ficará sem resposta, ou com medo”, ressalta a enfermeira Ana Cazé, chefe do Casa 3.

No Laboratório-Escola do Departamento de Análises Clínicas da UFPR, localizado no Campus Botânico, foi montada uma tenda para realização das coletas em sistema drive-thru. Uma equipe de professores, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de laboratório dos cursos de Enfermagem e de Farmácia farão o atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. A princípio, estão previstas até 30 coletas por dia, pelos próximos dois meses. Porém, há a possibilidade de se ampliar o atendimento, conforme a necessidade.

A coleta ocorrerá no estacionamento do Campus Botânico, com todos os protocolos de segurança. Foto – arquivo pessoal

Após a coleta, o material será encaminhado ao Setor de Ciências Biológicas para análise RT-qPCR que detecta a presença do material genético do Sars-CoV-2 e é considerado padrão-ouro no diagnóstico da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  A identificação rápida de casos positivos permitirá isolá-los e evitar a propagação do vírus. “Vários relatos na literatura mostram que a Covid-19 se espalha rapidamente nas comunidades universitárias, gerando surtos com grande número de casos. Essa iniciativa tem como objetivo evitar que isso ocorra na UFPR”, explica o Professor Emanuel Maltempi de Souza, vice-diretor do SCB e presidente da Comissão de acompanhamento e controle de propagação do Coronavírus na UFPR.

A equipe do SCB responsável pelos exames já realiza testes junto a funcionários terceirizados, trabalhadores da saúde sintomáticos, pessoas que tiveram contato com pacientes positivos, pacientes para cirurgia eletiva e pessoas em vulnerabilidade, como moradores de rua e a população da Penitenciária Feminina de Piraquara.

O grupo espera fornecer resultados rapidamente, comunicando-os aos pacientes em até dois dias. O Serviço Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde também será notificado de forma automática. Os casos positivos serão encaminhados para o Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento e terão acompanhamento da equipe do Casa 3. “Trata-se de uma ação que mostra a importância multiprofissional no combate à doença”, resume o diretor do SCS, professor Nelson Rebellato.

Arte: Juliana Barbosa

O professor Edvaldo Trindade, que coordena a ação, afirma que a força–tarefa dará apoio e segurança à comunidade da UFPR e reforça a integração entre as áreas da Universidade. “As parcerias tem sido gratificantes, especialmente porque as equipes trabalham de forma voluntária, valorizando as habilidades de cada grupo: o acolhimento do usuário, a coleta por pessoal especializado e a testagem utilizando o estado da arte da tecnologia. Nesse sentido, cada uma das equipes envolvidas é essencial”.

Trindade pontua que a ação conta com apoios de pró-reitorias da UFPR e de outros colegas, que contribuem para o cuidado da comunidade e agradece a Reitoria, pela parceria na busca da obtenção dos recursos e no apoio institucional.

Testes para a detecção de Covid-19 em sistema drive-thru

Quando: a partir de 14/10, de segunda à sexta, das 9h às 12h.

Local: No estacionamento em frente ao Laboratório-Escola da UFPR – Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico

Triagem e agendamento prévios: https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/

Maiores informações: 3361-3066 e 3361-3643