Setor de Ciências Biológicas

UFPR inicia testagem de Covid-19 para a comunidade universitária; saiba como acessar o serviço

A partir desta quarta-feira, 14 de outubro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inicia uma força-tarefa para realizar testes de Covid-19 em docentes, técnico-administrativos e estudantes que apresentarem sintomas compatíveis com a doença, ou que tiveram contato com pessoas contaminadas.

A ação é uma parceria entre o Setor de Ciências Biológicas (SCB), o Setor de Ciências da Saúde (SCS), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e os cursos de Enfermagem, Farmácia e de Pós-Graduação em Bioinformática, com o apoio da Reitoria. O financiamento é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo projeto Laboratórios de Campanha, e do Ministério da Educação (MEC).

Para ter acesso ao serviço, é necessário cadastro prévio pelo site https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/. Caso haja indicação médica para realizar o exame, basta digitalizar o documento e enviar pelo formulário. Neste caso, o sistema direcionará para o agendamento de coleta.

Quem não tiver solicitação de teste por um médico, passará por uma triagem baseada no perfil do paciente. Um algoritmo leva em consideração os sintomas que o paciente apresenta, o contato com casos positivos e se pertence aos grupos de risco. Conforme o caso, o sistema indicará a necessidade de se realizar o exame, além do melhor período para sua realização, como explica o diretor do SCB, professor Edvaldo da Silva Trindade: “Há uma janela específica entre o início dos sintomas e a carga viral. No começo e no fim do ciclo, a carga viral é pequena. Se alguém tiver o contato hoje, a quantidade de vírus pode ser indetectável. Por isso, o sistema fará uma triagem para adequar o agendamento”.

Caso não haja indicação para o exame, o usuário será direcionado a contatar a equipe do Centro de Atenção à Saúde (Casa 3), que irá orientar, acompanhar e indicar a realização de exame ou de consulta médica, se necessário. “Todos que procurarem o sistema serão atendidos. Ninguém ficará sem resposta, ou com medo”, ressalta a enfermeira Ana Cazé, chefe do Casa 3.

No Laboratório-Escola do Departamento de Análises Clínicas da UFPR, localizado no Campus Botânico, foi montada uma tenda para realização das coletas em sistema drive-thru. Uma equipe de professores, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de laboratório dos cursos de Enfermagem e de Farmácia farão o atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. A princípio, estão previstas até 30 coletas por dia, pelos próximos dois meses. Porém, há a possibilidade de se ampliar o atendimento, conforme a necessidade.

                                      

A coleta ocorrerá no estacionamento do Campus Botânico, com todos os protocolos de segurança. Foto – arquivo pessoal

Após a coleta, o material será encaminhado ao Setor de Ciências Biológicas para análise RT-qPCR que detecta a presença do material genético do Sars-CoV-2 e é considerado padrão-ouro no diagnóstico da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  A identificação rápida de casos positivos permitirá isolá-los e evitar a propagação do vírus. “Vários relatos na literatura mostram que a Covid-19 se espalha rapidamente nas comunidades universitárias, gerando surtos com grande número de casos. Essa iniciativa tem como objetivo evitar que isso ocorra na UFPR”, explica o Professor Emanuel Maltempi de Souza, vice-diretor do SCB e presidente da Comissão de acompanhamento e controle de propagação do Coronavírus na UFPR.

A equipe do SCB responsável pelos exames já realiza testes junto a funcionários terceirizados, trabalhadores da saúde sintomáticos, pessoas que tiveram contato com pacientes positivos, pacientes para cirurgia eletiva e pessoas em vulnerabilidade, como moradores de rua e a população da Penitenciária Feminina de Piraquara.

O grupo espera fornecer resultados rapidamente, comunicando-os aos pacientes em até dois dias. O Serviço Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde também será notificado de forma automática. Os casos positivos serão encaminhados para o Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento e terão acompanhamento da equipe do Casa 3. “Trata-se de uma ação que mostra a importância multiprofissional no combate à doença”, resume o diretor do SCS, professor Nelson Rebellato.

Arte: Juliana Barbosa

O professor Edvaldo Trindade, que coordena a ação, afirma que a força–tarefa dará apoio e segurança à comunidade da UFPR e reforça a integração entre as áreas da Universidade. “As parcerias tem sido gratificantes, especialmente porque as equipes trabalham de forma voluntária, valorizando as habilidades de cada grupo: o acolhimento do usuário, a coleta por pessoal especializado e a testagem utilizando o estado da arte da tecnologia. Nesse sentido, cada uma das equipes envolvidas é essencial”.

Trindade pontua que a ação conta com apoios de pró-reitorias da UFPR e de outros colegas, que contribuem para o cuidado da comunidade e agradece a Reitoria, pela parceria na busca da obtenção dos recursos e no apoio institucional.

 

Testes para a detecção de Covid-19 em sistema drive-thru 

Quando: a partir de 14/10, de segunda à sexta, das 9h às 12h.

Local: No estacionamento em frente ao Laboratório-Escola da UFPR – Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico

Triagem e agendamento prévios: https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/

Maiores informações: 3361-3066 e 3361-3643

Por João Cubas

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR