UFPR realiza testes de Covid-19 para assintomáticos nesta terça, 24/11; veja como participar

Pesquisadores do Setor de Ciências Biológicas (SCB) da UFPR realizam uma nova rodada de testes com pessoas assintomáticas para detecção da Covid-19. A coleta acontecerá nesta terça-feira, dia 24 de novembro, na rampa de acesso ao SCB, das 8h às 18h. Toda a comunidade da UFPR pode participar.

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva (veja vídeo). Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 48 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes. Não é necessário agendamento prévio.

Os testes fazem parte de um estudo, coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho), para identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar propagação da doença e contaminação de outras pessoas. Cerca de 80% da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas.

Para quem possui sintomas e deseja realizar o exame, confira as orientações disponíveis aqui.

Testes para Covid 19 para pessoas assintomáticas

Público-alvo: estudantes, técnicos e docentes da UFPR

Quando: 24/11/2020, das 08 às 18h

Local: Rampa de acesso ao Setor de Ciências Biológicas