Departamento de Botânica

Laboratórios

– LABORATÓRIO DE MACROPROPAGAÇÃO
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Estaquia, sob coordenação da Profª Dra. Katia Christina Zuffellato Ribas, tem como objetivo principal investigar os diversos fatores que afetam o enraizamento adventício em estacas caulinares, dentre eles a aplicação de diferentes concentrações de auxinas, formas de aplicação, substratos, estações do ano. Para maiores informações acesse o site www.gepe.ufpr.br
 GEPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Estaquia (www.gepe.ufpr.br)

– LABORATÓRIO DE ANÁLISE E SÍNTESE EM BIODIVERSIDADE 

O objetivo do laboratório é entender padrões espaciais e temporais na biodiversidade de diversos grupos biológicos. Para isso, estudos com diferentes abordagens (experimentos, amostragem em campo, modelagem) são realizados.

Link: https://sites.google.com/site/lablasb/


 LABORATÓRIO DE ECOLOGIA VEGETAL
O Laboratório de Ecologia Vegetal (LEV) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolve pesquisas em diferentes áreas da ecologia, de indivíduos a populações, comunidades e ecossistemas. Os trabalhos são focados nos temas: Diversidade de Florestas Tropicais, Ecologia Aplicada e Ecologia da interação planta-animal. Nossos trabalhos são direcionados para a Floresta Atlântica e suas subformações no sul do Brasil.
O LEV congrega as professoras Marcia Mendes Marques e Isabela Galarda Varassin e tem estabelecidas parcerias com diversas ONGs: FGB, SPVS, Sociedade Chauá e iniciativas: Hummingbird-Plant Network Lab, Partners, REBRE.

 – HERBÁRIO
  O herbário UPCB do Departamento de Botânica da UFPR, fundado em 1952, é um dos mais antigos do Brasil. Atualmente, o acervo do Herbário conta com cerca de 90.000 espécimes de plantas e fungos da flora brasileira, com especial destaque às espécies da flora paranaense. Além de ser uma importante fonte de informações sobre a biodiversidade paranaense, o Herbário é fiel depositário de amostras de patrimônio biológico junto ao Conselho Nacional do Patrimônio Genético (CGEN), sendo, dessa forma, receptor legal e responsável pela guarda de amostras utilizadas em estudos bioquímicos, farmacológicos e biológicos. O Herbário UPCB mantém uma ativa colaboração com diversos herbários do Brasil e do exterior. Participa ativamente das iniciativas nacionais e internacionais envolvendo coleções biológicas, como os projetos para a elaboração da Flora Mundial e da Flora do Brasil, com os quais colabora na disponibilização de seu acervo tanto na forma física (empréstimo de materiais), quanto digital. O Herbário UPCB está 100% informatizado, e a sua base de dados pode ser livremente consultada pela internet.

– LABORATÓRIO DE LIQUENOLOGIA

São desenvolvidos estudos envolvendo diversos aspectos da biologia geral dos liquens e principalmente a sistemática dos fungos liquenizados. Possui registro no herbário de cerca de 3.000 exemplares de líquens oriundos principalmente de diferentes localidades do Paraná. Está equipado com microscópios estereoscópicos, microscópios ópticos, refrigerador, estufa para secagem de material biológico, câmara de UV para observação de substâncias fluorescentes, entre outros equipamentos, além de reagentes químicos utilizados em quimiotaxonomia.


– LABORATÓRIO DE MICROPROPAGAÇÃO VEGETAL

O Laboratório pertence ao Departamento de Botânica do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As pesquisas desenvolvidas envolvem técnicas de cultura de tecidos de plantas, com ênfase na micropropagação: multiplicação de gemas axilares, organogênese e embriogênese somática de espécies frutíferas, florestais, ornamentais e medicinais. Quatro professores desenvolvem atividades de ensino e pesquisa com alunos de Graduação e Pós-Graduação de vários cursos da UFPR.

Link: http://www.bio.ufpr.br/portal/lmv/


– LABORATÓRIO DE BOTÂNICA ESTRUTURAL

Tem como objetivo atender as demandas de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Anatomia Vegetal, em nível de graduação e pós-graduação. Além de possuir infra-estrutura para confecção de lâminas, captura digital de imagens, espaço para disciplinas técnicas, fornece apoio parcial ao preparo de amostras para Microscopia Eletrônica. O espaço conta com três ambientes, um reservado para análise microscópica (incluindo a fotomicrografia digital); outro para microtomia, preparação e acervo com laminário de pesquisas já realizadas e em andamento, além do laminário didático com cerca de 10.000 lâminas permanentes e um terceiro espaço para preparo de amostras e com compartimentos individuais para guardar materiais de pesquisa dos alunos e pesquisadores.


– LABORATÓRIO DE ECOLOGIA FUNCIONAL DE COMUNIDADES
As pesquisas do Laboratório de Ecologia Funcional de Comunidades (LABEF) têm como objetivo geral entender os processos que levam à organização de comunidades ecológicas em diferentes escalas de organização e que regulam a biodiversidade e seu funcionamento. Recentemente, a linha de pesquisa em organização de comunidades, anteriormente puramente teórica, tem sido estendida para a ecologia aplicada através da ecologia da restauração, mais especificamente através da abordagem de restauração funcional. Trabalhos em andamento têm aplicado métodos de diversidade funcional e taxonômica, sensoriamento remoto e modelagem de nicho ecológico para responder questões sobre conservação e restauração de ecossistemas brasileiros, com foco especial na Mata Atlântica e, principalmente, nos mosaicos entre Floresta com Araucária e Campos Sulinos.
Link: http://www.bio.ufpr.br/portal/labef/

– LABORATÓRIO DE INTERAÇÕES E BIOLOGIA REPRODUTIVA 
 Nosso laboratório está interessado na ecologia de interações de polinização e dispersão, assim como em estudos de biologia reprodutiva de plantas. Nossos estudos incluem a estrutura e a dinâmica de redes de interação e a conservação de interações ecológicas.

– LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DE PLANTAS SOB ESTRESSE
No LFPE são desenvolvidos estudos voltados para a compreensão do comportamento de plantas em condições adversas de ambiente, além da investigação de espécies vegetais com potencial para fitorremediação. Em adição à promoção do conhecimento de base, tais estudos visam a proposição de tecnologias verdes pra o melhoramento do bem estar humano e da saúde ambiental. Além de seu caráter multidisciplinar, a equipe do LFPE, coordenada pelo Prof. Marcelo Pedrosa Gomes, conta com colaborações com instituições estrangeiras e com pesquisadores de reconhecimento internacional que congregam o Grupo de Estudo em Biologia Funcional, Evolutiva e Aplicada.

– LABORATÓRIO DE FICOLOGIA

O Laboratório de Ficologia da UFPR dedica-se há mais de 50 anos á taxonomia e ecologia do fitoplâncton (comunidades marinhas e continentais), com ênfase em diatomáceas, dinoflagelados e cianobactérias, contando com amplo espaço para a realização de pesquisas. O laboratório apresenta vasta literatura em diatomáceas e dinoflagelados, bem como todo o equipamento necessário para a coleta, preparação e análise de microalgas em microscopia ótica e eletrônica. Atualmente, as principais linhas de pesquisa são: a taxonomia avançada de diatomáceas e microalgas nocivas ou toxigênicas promotoras de florações, e a ecologia do fitoplâncton marinho em áreas de plataforma e oceânica do Brasil.

Clique e veja alguns exemplos de trabalhos publicados no Laboratório. 1 /2 / 3 / 4 / 5

Site:  https://docs.ufpr.br/~veiga/ficologia/index.html


Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Departamento de Botânica
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1757
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Departamento de Botânica
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1757
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Botânica

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR