Informamos que as atividades didático-pedagógicas deverão ocorrer de forma remota no período de 31 de julho a 04 de agosto de 2023, para todos os cursos atendidos pelos departamentos dos Setores de Ciências Biológicas, Tecnologia, Ciências Exatas e Ciências da Terra, devido à desmontagem das estruturas temporárias construídas para atender à 75a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus Centro Politécnico.
As aulas externas ao Centro Politécnico não serão alteradas.
Disciplina: Ecologia Básica e Aplicada (BB 095)
Carga horária: 60h
Número de vagas: 10
Docente responsável: Marcia Marques (marciaguanandi@gmail.com)
Data, horário e carga horária: 10 a 14 de julho de 2023
Inscrições até o dia 06/07 pelo link.
As matrículas serão realizadas no dia 07/07.
Cronograma
Dia | Tema | Contexto de discussão |
10/07 – Manhã | A Ecologia | Ciência ecológica, ativismo ambiental: papel de diferentes profissionais na causa ambiental |
10/07 – Tarde |
Recursos, Condições, Populações |
Espécies invasoras e controle populacional; zoonoses; interações Exercício em grupo |
11/07 – Manhã | Comunidades |
Mecanismos estruturadores Biodiversidade |
11/07 – Tarde | Ameaças à biodiversidade |
Efeitos antrópicos Exercício em grupo |
12/07 – Manhã | Ecossistemas |
Efeitos antrópicos sobre as cadeias tróficas Exercício em grupo |
12/07 – Tarde | Paisagens | Mudanças no uso do solo |
13/07 – Manhã | Mudanças climáticas | Atividades humanas, carbono |
13/07 – Tarde | Sustentabilidade | Agricultura de baixo carbono, mercado de carbono |
14/07 – Manhã | Elaboração de trabalho final | |
14/07 – Tarde | Apresentação de trabalhos finais | |
17/07 | Entrega de trabalho final |
03/jul – Sala 01 (Matutino) | |||
9:00-9:20 | Jhulia de Fatima Wasiluk | Monografia – BIO028 | UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE VITIMADA, DESTINADA AO CATIVEIRO DOMÉSTICO NO ESTADO DO PARANÁ |
9:20-9:40 | Adler Dvorak Barboza | TCC – EM202 | TUDO AQUI É MATO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A VEGETAÇÃO DO PARQUE VILA VELHA, PONTA GROSSA -PR |
9:40-10:00 | Isabelle Daru Bisoni | Monografia – BIO027 | Evolução do canto de anúncio em Phyllomedusidae (Anura) do Brasil |
10:00-10:20 | Amanda Likes | Monografia – BIO027 | DIFERENTES TÉCNICAS DE REJUVENESCIMENTO NO ENRAIZAMENTO CAULINAR DE ERYTHRINA CRISTA-GALLI L. |
10:20-10:40 | Aline Chrystie Soares de Freitas | TCC – EM202 | Textos de Divulgação Científica no Ensino de Biologia: recursos para a Alfabetização Científica |
10:40-11:00 | Geovanna Carvalho Mariosi da Silva | Monografia – BIO028 | ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA SÉRIE DE TELEVISÃO “The last of us” |
11:00-11:20 | Letícia Guidi Ramalho | Monografia – BIO027 | VALIDAÇÃO FARMACOLÓGICA DOS COMPORTAMENTOS ATIVOS DE RATOS NO PROTOCOLO DE MEDO AO CONTEXTO |
04/jul – Anfiteatro 15 (Matutino) | |||
9:00-9:20 | Ana Paula Delitsch | Monografia – BIO028 | POLÍTICAS PÚBLICAS DE RESTAURAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA NO PARANÁ: ANÁLISE DAS DOAÇÕES DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA PELOS VIVEIROS FLORESTAIS DO INSTITUTO ÁGUA E TERRA, NO PERÍODO DE 2014 A 2022 |
9:20-9:40 | Jhonn Willian dos Santos | Monografia – BIO028 | Avaliação da expressão de genes relacionados ao processo de angiogênese em linhagem celular de câncer de mama editada por CRISPR-Cas9 para o fator de transcrição PBX1 |
9:40-10:00 | Maria Vitória Ferreira e Nickolas Spinelli Klein | TCC – EM203 | Educação ambiental além da escola: “GOJ”, a proposta de um RPG digital para a Década dos Oceanos |
10:00-10:20 | Gabriel Hidetoshi Merlin Remza | Monografia – BIO028 | DIETA DE PEIXES (TELEOSTEI) CAPTURADOS E COMERCIALIZADOS DURANTE O OUTONO EM GUARATUBA, PARANÁ, BRASIL. |
10:20-10:40 | Annemarie Santos Rautmann | Monografia – BIO027 | PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA PROTEÍNA QUIMÉRICA p50-SBD |
10:40-11:00 | Maria Clara Leopoldino Jaculiski | Monografia – BIO028 | Ontogênese e desenvolvimento das aréolas em espécies de Cactaceae. |
05/jul – Anfiteatro 07 (Matutino) | |||
9:00-9:20 | Wagner Souza Garcia Redondo | TCC – EM203 | Abordagem da Educação CTS na temática Biologia Celular: uma análise de livros didáticos do Novo Ensino Médio |
9:20-9:40 | Natália Schueda Menezes | Monografia – BIO028 | Em busca dos fósseis perdidos: um levantamento dos casos de tráfico de fósseis do estado do Paraná. |
9:40-10:00 | Maria Helena Ajaime de Paula Carneiro de Oliveira | Monografia – BIO028 | A complexa interação epigenética na predisposição à dependência de álcool: uma revisão sistemática |
10:00-10:20 | Gabriel Santinelli Felipe Godoy | TCC – EM203 | Educação Sexual Inclusiva para Adolescentes LGBTI+: uma proposição didática para o ensino de Ciências |
10:20-10:40 | Nathália Zaruvne Baptista | Monografia – BIO027 | EFEITO DA (1→3),(1→6) β-D-glucana ISOLADA DO Pholiota nameko NA COLITE ULCERATIVA INDUZIDA POR DSS |
10:40-11:00 | Juliana Ehlert | TCC – EM203 | Da Lei à sala de aula: uma análise de documentos oficiais e revisão sistemática da literatura sobre a educação inclusiva no ensino de ciências e biologia. |
03/jul – Anfiteatro 14 (Noturno) | |||
18:30-18:50 | Andre Moiano Fiori de Oliveira | TCC – EM203 | Infecções Sexualmente Transmissíveis nos livros didáticos: Revisão, abordagens e possibilidades para o Ensino Fundamental II |
18:50-19:10 | Paula Barroso Litaiff | Monografia – BIO028 | Expressão diferencial de miRNAs em tecido tumoral prostático fixado em parafina |
19:10-19:30 | Eduardo da Costa Ferreira | Monografia – BIO027 | IMPACTOS DO PFOA NO PROCESSO DE NEURULAÇÃO JUNCIONAL EM GALLUS GALLUS |
19:30-19:50 | Camila Blum Marques Weber | Monografia – BIO027 | Taxonomia de algumas espécies de Cocolitoforídeos (Haptophyta – Coccolitophyceae) da Bacia de Santos, Brasil. |
19:50-20:10 | PEDRO HENRIK COLLODEL GOUVEA | TCC – EM203 | Estudo sobre o Podcast no Ensino de Biologia: o que dizem os Licenciandos da UFPR |
20:10-20:30 | Gabriela Hornung Aguiar e Rafael Hiroshi Anma Ono | TCC – EM203 | A INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS E OPINIÕES SOBRE SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE POR JOVENS E PESSOAS ADULTAS |
20:30-20:50 | Carolina Cardoso Almeida | Monografia – BIO028 | Avaliação Temporal (2019 – 2022) do Encalhe de Mamíferos Marinhos na Costa Sudeste-Sul Brasileira |
04/jul – Sala 1 (Noturno) | |||
18:30-18:50 | Caroline Gnoatto | Monografia – BIO027 | Licófitas do Paraná |
18:50-19:10 | Matheus Pacheco dos Santos | Monografia – BIO028 | Impacto da Micologia Forense nos últimos 30 anos |
19:10-19:30 | Guilherme Aparecido Rosa | Monografia – BIO027 | Análise da Variação Morfológica em Dipsas mikanii (SCHLEGEL, 1837) (Squamata: Dipsadidae) no Estado do Paraná |
19:30-19:50 | Gabriel Amarildo Krüger Reiter e Alice Pereira Ribeiro | TCC – EM203 | Contribuições Para Uma Visão Anticapacitista da Sexualidade na Escola |
19:50-20:10 | Ingryd Kreis Hoffmann | Monografia – BIO028 | Análise da associação ecológica entre a gramínea anfíbia invasora Urochloa arrecta (Hack. ex T.Durand & Schinz) Morrone & Zuloaga e a comunidade de peixes em um rio subtropical de maré. |
20:10-20:30 | Caroline mira de Paula dos Reis | TCC – ET074 | Se a educação não é libertadora, ela também é racista: um debate sobre raça e gênero no ensino de biologia |
20:30-20:50 | Carolaine Santos Spredemann | TCC – EM203 | UM DIÁLOGO COM OS DOCENTES DE BIOLOGIA ACERCA DA INSERÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO |
20:50-21:10 | Angela Arce Gomez | Monografia – BIO028 | ASSOCIAÇÃO GENÉTICA COM A HIPERTENSAO ARTERIAL SISTEMICA NO CONTEXTO DA OBESIDADE |
Confiram o ensalamento:
Setor de Ciências Biológicas: https://bio.ufpr.br/ensalamento-das-aulas-teoricas/
Setor da Educação: https://educacao.ufpr.br/noticias-cpt/ensalamento-2023-1o-semestre/
Setor de Exatas e Ciências da Terra: https://ensalamento.c3sl.ufpr.br/
Setor de Ciências Humanas: Libras – Licenciaturas
Obs.1: O ensalamento das disciplinas que não estão nesses arquivos deverá ser verificado junto aos Departamentos.
Obs.2: O ensalamento está sujeito a alterações.
Matutino – Auditório da Educação Física
20/03 |
9h- 11h: Abertura da Semana de Recepção de Calouros e Calouras 2023 com a presença da Reitoria, pró-reitorias, Direção do Setor de Ciências Biológicas 11h- 12h: Aula inaugural com o Prof. Fernando Mazzilli Louzada. Palestra: ‘A Ciência dos Sonhos’ |
21/03 |
9h- 10h30: Apresentação da Direção do Setor de Ciências Biológicas 10h30- 12h: Apresentação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) |
22/03 |
9h- 10h30: Apresentação da Coordenação do curso de Ciências Biológicas 10h30- 12h: Palestra da Profa. Lis Andréa Pereira Soboll da UFPR Convida |
23/03 |
9h- 10h: Apresentação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) 10h- 11h: Apresentação da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) 11h -12h: Apresentação da Biblioteca do Setor de Ciências Biológicas |
24/03 | 9h -12h: Apresentação das Entidades estudantis |
Noturno – Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas
20/03 |
18h30- 20h: Apresentação da Direção do Setor de Ciências Biológicas 20h- 21h: Aula inaugural com o Prof. Fernando Mazzilli Louzada. Palestra: ‘A Ciência dos Sonhos’ |
21/03 |
18h30-19h30: Apresentação da Coordenação do curso de Ciências Biológicas 19h30- 21h: Apresentação da Biblioteca do Setor de Ciências Biológicas |
22/03 |
18h30-19h30: Apresentação da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) 19h30- 21h: Apresentação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) |
23/03 |
18h30- 19h30: Apresentação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) 19h30- 21h: Apresentação das Entidades estudantis |
24/03 | 18h30- 21h: Apresentação das Entidades estudantis |
Entre os dias 27/02 a 02/03 acontecerão as apresentações de TCC e Monografia do Curso de Ciências Biológicas do segundo semestre de 2022.
As apresentações serão no Anfiteatros 10 do Setor de Ciências Biológicas.
27/fev – Matutino | ||
8:30 – 8:50 | Maria Fernanda Dornelles e Bárbara Petrin | Os efeitos da aplicação da Sala de Aula Invertida no ensino de Biologia no Ensino Superior: uma revisão sistemática |
8:50 – 09:10 | Matheus Platner | LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE PLANTAS VASCULARES NO CLUBE ATLÉTICO PRIMAVERA, ALMIRANTE TAMANDARÉ – PR |
9:10 – 9:30 | Rafaela Jardim Bonet | O efeito da paisagem sobre a composição das redes de interações cultivo polinizador e sobre a produção de morango (Fragaria spp.) |
9:30 – 9:50 | Jhonn Willian dos Santos e Paola Aparecida de Medeiros | Evoluído: a construção de um jogo didático para o ensino de genética |
9:50 – 10:10 | INTERVALO | |
10:10 – 10:30 | Matheus Schipanski | Ensino de biologia na modalidade remota e presencial: análise de fala de quatro estudantes surdos |
10:30 – 10:50 | Alessandra Mikich de Carvalho | Importância da diversidade dos recursos florais para a diversidade de lepidópteros em propriedade rural na Mata Atlântica |
10:50 – 11:10 | Victor Leon de Carvalho | Uso de Sequência Didática como meio de Divulgação Científica em sala de aula: Uma abordagem em Genética, Evolução e Ancestralidade |
11:10 – 11:30 | Flavia Rossato | A Educação Ambiental no contexto do licenciamento ambiental do litoral norte de Santa Catarina |
28/fev – Matutino | ||
8:30 – 8:50 | Rafael Uhlik Veiga | O ensino de biologia em museus: o que dizem os licenciandos em ciências biológicas da ufpr? |
8:50 – 09:10 | Clarissa Alves Stefanello | Germinação e desenvolvimento in vitro de Pabstiella leucopyramis, uma micro-orquídea endêmica da Mata Atlântica (Orchidaceae: Pleurothallidinae) |
9:10 – 9:30 | Eric Paraguaia dos Santos | Plantas tóxicas como modelo para o ensino de Botânica |
9:30 – 9:50 | Ana Beatriz Soares | Atlas didático de anatomia vegetal para plantas medicinais cultivadas na Fazenda Canguri/UFPR. |
9:50 – 10:10 | INTERVALO | |
10:10 – 10:30 | Ana Clara Sanfelice Castilho | Representações de Sexualidade, Corpo e Gênero nos seriados de TV Gilmore Girls e Stranger Things: uma análise discursiva |
10:30 – 10:50 | Gabrielle Venancio Fernandes | COMO A EDUCAÇÃO TRABALHA E COMPREENDE O CORPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
10:50 – 11:10 | Liz Mendes Leonel | A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO BRASIL: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO |
01/mar – Matutino | ||
8:30 – 8:50 | Karen Alves de Oliveira | O CONHECIMENTO ETNOBIOLÓGICO SOBRE A OCORRÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO DE DIFERENTES ESPÉCIES DE ELASMOBRÂNQUIOS NA COSTA DO PARANÁ |
8:50 – 09:10 | Bruna de Aquino Cardoso | Desequilíbrios ecológicos e geração de energia: proposta e análise de um plano de aula bilíngue elaborado com base nos três momentos pedagógicos |
9:10 – 9:30 | Laura Regina Caramori | Opilões (Arachnida: Opiliones) da Area de Proteção Ambiental Mananciais da Serra, Piraquara, Paraná: checklist, diversidade e taxonomia |
9:30 – 9:50 | Lucas Polli Scheidemantel | Avaliação do uso de Fosfolipase-D mutadas recombinantes ára a prevenção dos efeitos sistêmicos do veneno de aranha-marrom |
9:50 – 10:10 | INTERVALO | |
10:10 – 10:30 | Isabela Santos Kropiwiec | Estimativa dos foraminíferos aglutinantes de carapaça espessa e opaca vivos e sua contribuição na caracterização da plataforma externa da Bacia de Santos |
10:30 – 10:50 | Patricia Lawane de Freitas | Frequência de genótipos kdr e circulação de arbovírus de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) na cidade de Morretes, Paraná |
10:50 – 11:10 | Marcos Roberto Bacila Jatoba | PERFIL DO TURISTA (VISITANTE) QUE BUSCA PELA BALEIA-FRANCA (Eubalaena australis) NA APA DA BALEIA FRANCA EM ITAPIRUBA/SC |
02/mar – Matutino | ||
8:30 – 8:50 | Bianca de Olischevis Lima | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO: UMA ABORDAGEM ESCOLAR |
8:50 – 09:10 | Milena Soares Bindo | O mercado nacional de cosméticos e a sustentabilidade: uma análise do enfoque ambiental |
9:10 – 9:30 | Júlia Beatriz Vaz de Oliveira | AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA DE CONSERVANTES APLICADOS À INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS |
9:30 – 9:50 | Jayne de Souza | AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE GENÉTICA DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS DE POLPA DE DENTE |
9:50 – 10:10 | INTERVALO | |
10:10 – 10:30 | Eduardo Karam Müller | ANÁLISE TAXONÔMICA E HISTOLÓGICA DE FRAGMENTOS DE TEMNOSPONDYLI DA FORMAÇÃO RIO DO RASTO (PERMIANO, BACIA DO PARANÁ) |
10:30 – 10:50 | Rafaela Cristiny Diniz | Anatomia foliar de Octomeria R. Br.(Pleurothallidinae, Orchidaceae) |
10:50 – 11:10 | Pollyana de Brito | Possíveis impactos de briozoários marinhos não nativos nas interações ecológicas |
11:10 – 11:30 | Fellip Rodrigues Marcondes | Uso do anime e do mangá Hataraku Saibou (Cells at Work!) como ferramenta de ensino de sistema circulatório e imunológico no ensino básico |
27/fev – Noturno | ||
18:30 – 18:50 | Fernanda Likes | Avaliação do desempenho dos métodos quantitativos Colilert-18 e Enterolert para balneabilidade das praias no estado do Paraná |
18:50 – 19:10 | Jhonata Herculano Macedo e Matheus Barth Maiczak | Proposta de Sequência Didática através da Educação Ambiental Crítica e Rotação por Estações: uma articulação para o 9 ano do Ensino Fundamental |
19:10 – 19:30 | Alessandra Conti Gomes de Souza | REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE FILMES E ANIMAÇÕES NAS AULAS DE IMUNOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
19:30 – 19:50 | INTERVALO | |
19:50 – 20:10 | Kalana Lariane da Silva e Pablo Fernandes Rêgo Nóra | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E OS POVOS TRADICIONAIS: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEA) DE 2001 ATÉ 2019 |
20:10 – 20:30 | Welton Gideonny Motta e Sofia Padilha Batistella | ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR NO ENSINO DE ASTRONOMIA |
20:30 – 20:50 | Thayná Karine de Castro | Educação Ambiental e Culturas Oceânicas |
20:50 – 21:10 | Allan de Oliveira | Educação Ambiental e Saneamento Básico: uma abordagem escolar |
28/fev – Noturno | ||
18:30 – 18:50 | Samara de Aguiar Tozatto | Mutagênese e caracterização dos genes y4aM e y4fQ de Sinorhizobium fredii NGR234 |
18:50 – 19:10 | Ariane Monteiro Simm | REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O IMPACTO DA GENOTIPAGEM HLA POR METODOLOGIAS DE ALTA RESOLUÇÃO NO TRANSPLANTE RENAL |
19:10 – 19:30 | Júlia Diório Lordello | Prática de Ensino em Agroecologia e Eduação Ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental |
19:30 – 19:50 | INTERVALO | |
19:50 – 20:10 | Beatriz Elizabete Martins | Isolamento e caracterização de Retroelementos do clado R4 no genoma de Pipa carvalhoi (PIPIDAE: ANURA) |
20:10 – 20:30 | Ana Paula Farias Waltrick | Uma proposta de sequência didática com abordagem CTS como ferramenta didática para prevenção ao abuso de álcool por alunos de ensino médio |
20:30 – 20:50 | Yasmin Cristina Ribeiro da Silva | Noturnas ou diurnas? Resposta de grupos funcionais de formigas edáficas à variação temporal na Mata Atlântica |
01/mar – Noturno | ||
18:30 – 18:50 | Breno Gonçalves da Silva | Desenvolvimento de vacina de Zika inativado |
18:50 – 19:10 | Maria Clara Ariki Machado | Comportamentos de Infante de Muriqui-do-sul [Brachyteles arachnoides (É. Geoffroy, 1806)], Antes e Após Nascimento de um novo filhote no Zoológico Municipal de Curitiba (PR) |
19:10 – 19:30 | Laura Laino da Costa | A IMPORTÂNCIA DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA NA INTERPRETAÇÃO DE DESCRIÇÕES COMPORTAMENTAIS |
19:30 – 19:50 | INTERVALO | |
19:50 – 20:10 | Giuliano Luiz Gava | COMPARAÇÃO DE PERFORMANCE DE ALGORITMOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA A INFERÊNCIA DE DIAGNOSES NO GÊNERO ENYALIUS (LEIOSAURIDAE: SQUAMATA) |
20:10 – 20:30 | Lissandra Travassos de Freitas | Efeito de antibióticos em concentrações subletais sobre imaturos de Chironomus sancticaroli (Diptera: Chironomidae) |
20:30 – 20:50 | Gabriela Hornung Aguiar | Distribuição espacial e sazonalidade de Aedes aegypti e Aedes albopictus na área urbana de Antonina, região litorânea do Paraná |
02/mar – Noturno | ||
18:30 – 18:50 | Mayana Emanuela de Oliveira Mendonça | Avaliação de atividade fungicida e celulolítica por Nemania sp. |
18:50 – 19:10 | João Henrique Kuroski Constantino | Cultivo in vitro de embriões zigóticos de Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassman (Arecaceae) |
19:10 – 19:30 | Erika Luiza Neves | Estudo Anatômico Comparativo da Epiderme-Hipoderme de Espécies de Cactaceae |
19:30 – 19:50 | INTERVALO | |
19:50 – 20:10 | Gabriela Perinazzo Mendes | Avaliação do estado de conservação de Coendou spinosus no Brasil |
20:10 – 20:30 | Beatriz Benícia Duarte de Oliveira | Avaliação do estado de conservação e ameaças da cutia (Dasyprocta azarae) no Brasil |
20:30 – 20:50 | Jonathan Rene Arzão Molina | EFEITO DO MATERIAL USADO EM REDES DE PSICULTURA MARINHA NO DESENVOLVIMENTO DA BIOINCRUSTAÇÃO: COM FOCO EM ESPÉCIES INTRODUZIDAS |
20:50 – 21:10 | Bruna Giusmin Pierri | As 7 Leis Hermética e sua relação com a Ciência: O Caibalion sob a Luz da Biologia |
A disciplina BB067 – Anatomia dos órgãos vegetais (cronograma) será ofertada em Período especial, entre os dias 06 a 16 de março de 2023.
As solicitações serão recebidas pelo formulário disponível pelo link, até o dia 24/02/2023.
O preenchimento das vagas seguirá a ordem de prioridades do Art. 49, Resolução 37/97 CEPE.
A Secretaria Executiva de Avaliação Institucional informa que a Avaliação de Cursos e Disciplinas 2023 (calendário acadêmico 2022) estará disponível para participação 13 a 28 de fevereiro de 2023.
A pesquisa pode ser acessada pelo Sistema Siga.
A Avaliação Interna tem por objetivos estimular o autoconhecimento institucional, impulsionar e direcionar as ações de melhorias internas, bem como dar suporte às avaliações externas realizadas pelo Inep.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) divulgou a Avaliação da Pós-Graduação e Pesquisa Científica e Tecnológica de 2022, destinada à estudantes de graduação vinculados aos programas de Iniciação Científica e Tecnológica.
Os instrumentos de pesquisa serão acessados pelo sistema Siga, no período de 16 a 30 de novembro de 2022. Também pode ser utilizado o link: https://intranet.ufpr.br/formulario/cpa/pesquisas/ict2022.
A Avaliação da Pós-Graduação e Pesquisa compõe o Plano de Autoavaliação Institucional, coordenado pela CPA UFPR e seus representantes. A participação do público é voluntária e objetiva promover o autoconhecimento sobre os programas e atividades de pesquisa científica e tecnológica, com vistas ao aprimoramento.