Prezados(as) Senhores(as),
Esperamos que esta mensagem os encontre bem.
No processo de elaboração do Plano de Manejo da APA Estadual do Pequeno, buscamos que cada etapa seja construída de forma participativa, integrando as contribuições de diferentes atores sociais (representantes de organizações).
A Oficina 3, realizada recentemente, tratou dos Componentes Dinâmicos e Fundamentais da APA e da Análise Estratégica da Unidade de Conservação. A rica participação e contribuição de novos elementos trazidos nessa Oficina 3, forneceu importantes subsídios para as próximas etapas.
Diante da relevância das contribuições recebidas, estamos reagendando as datas das Oficinas 4 e 5 para a devida sistematização, análise e incorporação dos conteúdos a serem utilizados nas discussões dessas próximas oficinas.
Assim, informamos que as Oficinas 4 e 5, previamente agendadas (23, 24 e 25 de julho) ocorrerão nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2025 (Sede Administrativa do Parque São José), conforme novo convite em anexo.
Para facilitar o acompanhamento do processo, disponibilizamos abaixo o link do drive para acesso aos materiais já produzidos, incluindo:
– Diagnóstico Preliminar da APA Estadual do Pequeno.
– Relatório das Oficinas 1 e 2.
– Estudo de Uso e Ocupação do Solo.
– Guia do Participante.
– Roteiro Metodológico adotado para elaboração do Plano de Manejo.
https://drive.google.com/drive/folders/17diWdNnG14ghCmITOIaem0J43r04ixFa
Informamos que estamos trabalhando na proposta preliminar do Zoneamento Ambiental e, em breve, será adicionada ao drive, para subsidiar os debates nas oficinas.
Solicitamos por gentileza, que realizem a inscrição até o dia 18 de agosto de 2025, mesmo que já tenham feito anteriormente. O acesso pode ser feito por meio do link disponibilizado abaixo ou utilizando o QR Code informado.
https://forms.gle/8TPLgB7vQ2GVAfDP8
Agradecemos pela atenção e seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente,
Equipe Ecolibra
Em parceria com SANEPAR, IAT e AMEP
Prezados (as),
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), por meio de sua Secretaria Executiva de Avaliação Institucional (Seai), encaminha a Avaliação de Disciplinas 2025/1º semestre, que estará disponível aos estudantes de graduação, presenciais e a distância, de 21/7/2025 a 14/8/2025.
O link de acesso à pesquisa está disponível por meio de banner no Siga (anexo).
Link para cursos presenciais:
https://intranet.ufpr.br/formulario/cpa/pesquisas/disciplinas2025.1
Link para cursos EaD:
https://intranet.ufpr.br/formulario/cpa/pesquisas/disciplinasead2025.1
As informações de login são preservadas, servindo somente para a validação dos respondentes e a segmentação
dos resultados por setores, cursos e disciplinas.
Prezados(as).
O CAEB nos auxiliou a encontrar erros nos horários das disciplinas, cujos horários corretos são:
Disciplina | Turma | Dia / Horário / Tipo |
BC099 | M1 |
Terça / 7:30 – 9:30 / Padrão Sexta / 8:30 – 10:30 / Laboratório |
M2 |
Terça / 7:30 – 9:30/ Padrão Sexta / 10:30 – 12:30 / Laboratório |
|
M3 |
Terça / 7:30 – 9:30/ Padrão Quarta / 8:30 – 10:30 / Laboratório |
|
BF135 | M |
Quarta / 7:30 – 9:30 / Padrão Sexta / 9:30 – 11:30 / Padrão |
BG202 | M1 | Terça / 9:30 – 11:30 / Padrão |
M2 | Terça / 9:30 – 11:30 / Padrão | |
N1 | Terça / 20:30 – 22:30 / Padrão | |
N2 | Terça / 20:30 – 22:30 / Padrão | |
BC102 | N1 |
Segunda / 18:30 – 20:30 / Padrão Segunda / 20:30 – 22:30 / Laboratório |
N2 |
Segunda / 18:30 – 20:30 / Padrão Quinta/ 20:30 – 22:30 / Laboratório |
|
N3 |
Segunda / 18:30 – 20:30 / Padrão Terça-Feira: 20:30 – 21:30, Terça-Feira: 21:30 – 22:30 |
Após a abertura de disciplinas para a matrícula, o único período disponível para correção dessas disciplinas é durante o período de ajustes da coordenação.
Portanto, apesar de estarem disponíveis para a matrícula no sistema SIGA, as disciplinas estarão listadas com o horário errado durante o período de matrículas e terão os horários alterados somente no período de ajustes da coordenação.
Solicitamos aos estudantes que precisam dessas disciplinas, que solicitem matrícula apenas durante o ajuste. Os estudantes que solicitarem matrícula nessas disciplinas, deverão estar cientes de que haverão alterações do horário das disciplinas.
A grade horária das disciplinas obrigatórias do ciclo básico nesse semestre que foi aprovada no Colegiado do curso, encontra-se abaixo listadas. Lembramos a todos que a representação gráfica abaixo é apenas uma sugestão e que estudantes desperiodizados deverão se adaptar a fim de integralizar o curso da forma que for possível.
As solicitações de matrículas em disciplinas para o Segundo Semestre de 2025, deverão ser realizadas no período de: 24/07/2025 a 27/07/2025 através do Sistema SIGA. Elaboramos algumas Orientações para a matrícula nesse semestre, consulte-as Aqui.
A lista com as disciplinas a serem ofertadas esse semestre podem ser acessadas no menu Calendário > Disciplinas ofertadas ou clicando aqui.
Processamento de matrículas: 28 e 29/08/2025. É necessário aguardar o fim desse período, então consulte o seu comprovante de matrículas no SIGA. Tutorial Conhecendo o SIGA.
Quanto mais cedo forem identificadas discrepâncias na matrícula, mais fácil será resolver o problema. Pense bem antes de se matricular e evite transtornos. Sempre que tiver dúvidas, consulte a coordenação do curso (cbio@ufpr.br/cafreire@ufpr.br).
Início das aulas: 04/08/2025.
Não conseguiu vaga em uma disciplina importante para sua integralização? Você ainda poderá solicitá-la no ajuste de matrículas.
Ajuste on-line – Os estudantes poderão realizar diretamente no Sistema SIGA de 30/07/2025 a 31/07/2025.
Processamento de ajuste on-line das matrículas: 01/08/2025.
Ajuste pela coordenação – O ajuste pela coordenação acontecerá em duas etapas nesse semestre.
1º Ajuste: Pela coordenação do curso das 6h do dia 02/08/2025 até às 23h59min do dia 06/08/2025. A solicitação deverá ser realizada pelo estudante por meio do preenchimento de Formulário eletrônico para solicitação de ajuste.
2º Ajuste: Pela coordenação do curso das 6h do dia 10/08/2025 até às 23h59min do dia 13/08/2025. A solicitação deverá ser realizada pelo estudante por meio do preenchimento de Formulário eletrônico para solicitação de ajuste.
Durante esse período a Coordenação irá realizar matrícula em Estágio Supervisionado (BIO026, BIO027 e BIO028) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I e TCC II): 02/08/2025 a 13/08/2025.
Para acessar os formulários, clique no Menu Calendário > Calendário Acadêmico. Ao lado da data e da descrição do evento, você poderá clicar nos links de acesso aos formulários, conforme o print abaixo:
Quanto mais cedo forem identificadas discrepâncias na matrícula, mais fácil será resolver o problema. Pense bem antes de se matricular e evite transtornos. Sempre que tiver dúvidas, consulte a coordenação do curso (cbio@ufpr.br/cafreire@ufpr.br).
Estudantes que tenham cumprido as disciplinas do Ciclo Básico (compreende do primeiro até o sexto período), poderão solicitar matrícula em Estágio supervisionado ou TCC a depender da habilitação escolhida.
O preechimento do formulário do Calendário exige etapas adicionais, como o UPLOAD de documentos PDF. Os documentos estão disponíveis para o preenchimento no menu Procedimentos > Formulários ou clicando aqui.
Quais são os documentos que preciso preencher?
Quanto mais cedo forem identificadas discrepâncias na matrícula, mais fácil será resolver o problema. Pense bem antes de se matricular e evite transtornos. Sempre que tiver dúvidas, consulte a coordenação do curso (cbio@ufpr.br/cafreire@ufpr.br).
Atualizado em: 21/07/2025
Olá! Se você é estudante da UFPR de cursos de licenciatura na área da saúde, pode ter interesse em nossa oficina/evento de formação de professores a seguir, em agosto de 2025.
Título do evento: Educação em sexualidade na sala de aula.
Descrição: o curso visa instrumentalizar o público-alvo, formado por professores(as) de ENSINO FUNDAMENTAL ou MÉDIO e também por estudantes de licenciatura de cursos de saúde, de forma teórica e, especialmente, também com sugestões de recursos didáticos, a trabalhar em sala de aula, temas relativos à educação em sexualidade, tais como: reprodução humana, pobreza menstrual, infecções sexualmente transmissíveis, principais métodos contraceptivos, questões de gênero, aborto e abuso sexual infantil.
Datas e Horário: sexta-feira, 29/08/2025, das 8h30 às 17h. Haverá um coffee-break servido na hora do almoço.
Local: Laboratório 4, térreo, Departamento de Fisiologia, Setor de Ciências Biológicas, UFPR, Campus Centro Politécnico, Jardim das Américas.
Inscrições: de 14/07 a 10/08/2025 via forms – link a seguir: https://forms.gle/qtpwX6doXf8jLykeA
Certificados: serão emitidos, em cerca de 2 a 3 meses após a d, para aqueles que participarem de ao menos 75% das atividades.
Contato para informações: anamfila@gmail.com
IMPORTANTE: o número de vagas é limitado e a confirmação da inscrição será informada via e-mail cadastrado no forms até 15/08/25. Não esqueça de verificar caixa de spam e lixo eletrônico.
Prezados(as) Senhores(as),
Com nossos cordiais cumprimentos, por meio deste, vimos convidar Vossa Senhoria e representantes dessa instituição para participarem das oficinas participativas de elaboração dos Planos de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) localizadas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
As oficinas têm como objetivo promover o diálogo, o levantamento de informações e a construção conjunta de propostas para a gestão territorial e ambiental das APAs, contando com a contribuição de órgãos públicos, entidades civis, comunidade local e demais interessados. O convite com o cronograma, locais e demais informações encontra-se anexo a este ofício.
Na certeza de contarmos com sua presença, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
EVERTON LUIZ DA COSTA SOUZA
Diretor-Presidente do Instituto Água e Terra
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
A Coordenação do Curso de Ciências Biológicas convoca o(a) discente abaixo relacionado(a) para comparecer à Coordenação do Curso impreterivelmente até o dia 13/08/2025 a fim de tratar de assunto relacionado à matrícula em disciplinas do presente semestre letivo.
GRR20154778
Edital nº 01/2025 – PROPG/CICT
Nome do docente responsável: ROBSON SIMPLICIO DE SOUSA
Título do projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NAS PERSPECTIVAS FENOMENOLÓGICAS E HERMENÊUTICAS
Programa: (X) PIBIC ( ) PIBITI ( ) PIBIC-AF ( ) PIBIC-EM
SUBMISSÃO E SELEÇÃO
Período para submissão da candidatura: 05/07/2025 a 21/07/2025
Meio para submissão da candidatura:
Enviar e-mail para robson.simplicio@ufpr.br solicitando inscrição com os seguintes documentos em anexo:
– Histórico Acadêmico do curso de graduação em Química (Licenciatura) ou Ciências Biológicas (licenciatura) ou Ciências Exatas (licenciatura) ou Física (licenciatura) ou Ciências (licenciatura) da Universidade Federal do Paraná;
– Comprovante de matrícula atualizado;
– Currículo Lattes.
Etapas a serem realizadas de maneira presencial e respectivas datas:
Análise de Histórico Acadêmico 22/07/2025
Currículo Lattes 22/07/2025
Entrevista 23/07/2025
Resultado 24/07/2025
Para maiores informações sobre os critérios de avaliação, consulte o Edital
Prezados(as).
A Profa. Carolina A Freire, do Departamento de Fisiologia, vem tornar pública a seleção de:
2 (duas) vagas de IC no Laboratório de Fisiologia Comparativa da Osmorregulação:
1 (um) bolsista PIBIC e 1 (um) voluntário PIBIC
Modalidade: Iniciação Científica
Requisitos:
– Estar regularmente matriculado no curso de graduação em Ciências Biológicas da UFPR, Curitiba;
– Ter experiência comprovada com manutenção de invertebrados marinhos em cativeiro ou cultivo de microalgas
marinhas;
– Ter disponibilidade de 20 horas por semana para as atividades do projeto.
– Ter bom conhecimento de Inglês
Período de vigência: 01/09/2025 a 30/08/2026 (12 meses).
Cronograma:
– Inscrição via e-mail para cafreire@ufpr.br (ASSUNTO: VAGA PIBIC) até 15 JULHO 2025, 23:59
– Edital de resultado das inscrições e agendamento das entrevistas enviado por e-mail aos candidatos em 18 JULHO
até 18 h
– Entrevista com os 4 primeiros colocados na segunda 21 JULHO, entre 11:00 e 13:00 h (ver critérios abaixo)
– Edital de Resultado divulgado por e-mail terça 22 JULHO até 18 h
– Inscrição da pessoa bolsista e pessoa voluntária PIBIC no sistema SIGA 23 JULHO até 17 h
Inscrição:
Enviar e-mail com manifestação de interesse (explique no e-mail, em cerca de 10-15 linhas, porque você tem
interesse nestas vagas) para cafreire@ufpr.br, anexando os seguintes documentos:
– Currículo Lattes atualizado;
– Histórico escolar;
– Eventuais comprovantes de experiência prévia na área de interesse deste Edital e na área de produção de vídeos.
Para maiores informações, consulte o edital pibic LFCO 2025
Prezados(as),
É com grande entusiasmo que convidamos discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação a participarem do VI Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade (EECB), que acontecerá em na Universidade Federal da Grande Dourados (Dourados-MS) com transmissão das palestras e alguns minicursos, entre os dias 20 a 24 outubro 2025.
Com o tema “Insetos sustentando a vida na Terra”, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas da ciência, com foco na diversidade, ecologia, conservação e importância dos insetos para os ecossistemas e para a sociedade humana.
Formato: Presencial com transmissão online das palestras e minicursos
Período de inscrições: 18/06/2025 a 15/08/2025
Submissão de resumos: até 15/08/2025
O EECB contará com uma programação rica e diversificada, incluindo:
Palestras com especialistas renomados;
Mesas-redondas temáticas;
Minicursos;
Apresentação de trabalhos científicos (oral online e pôster presencial);
Atividades culturais e educativas;
IV Concurso de fotografia e ilustração científica em entomologia.
As inscrições e a submissão de resumos já estão abertas!
Mais informações no site: https://www.even3.com.br/vieecb/