Coordenação do Curso de Educação Física

Correção de Matrícula – Semestre 2024.1 (último ajuste)

Publicado em: 23 de fevereiro de 2024 por cedf

Atualizado em 23/02/2024

Aos discentes do Curso de Educação Física UFPR: a) GRR’2023 e anteriores; b) Ingressantes do PROVAR 2024.1 que irão solicitar equivalência de disciplinas. Atenção a todas informações abaixo:

A partir do dia 26/02 às 8h30 até  às 12 horas do dia 28/02 , você poderá solicitar a Correção RESIDUAL de matrícula em disciplinas do semestre letivo 2024/1, via formulários online.

                Primeiro, reflita: se você já se matriculou nas disciplinas desejadas, já está tudo certo e não é necessário preencher formulário nenhum, somente aguardar o início das aulas!

Siga os passos abaixo – não pule nenhuma etapa!

  1. Caso esteja insatisfeito com a matrícula e queira INCLUIR ou EXCLUIR alguma turma/disciplina de sua matrícula, você deverá preencher o formulário relativo à sua condição (links no fim desta mensagem).
  2. Lembre-se que a INCLUSÃO de turmas/disciplinas em sua matrícula dependerá da existência ou surgimento de vagas (se alguém desistir da turma, por exemplo). Se não tiver vaga, não terá como incluir a turma/disciplina!
  3. Lembre-se ainda que se houver um número maior de interessadas/os do que de vagas, deveremos organizar a fila de prioridades de acordo com os mesmos critérios regimentais já usados no SIGA.

Antes de tudo, consulte no SIGA sua grade de horários das disciplinas já matriculadas neste semestre letivo 2024/1.

ATENÇÃO
  • Quadro de vagas remanescentes após o processamento das matrículas no SIGA (25/02), disponível aqui
  • Esta fase de Correção RESIDUAL não considera a lista de excedentes do SIGA. Trata-se, aqui, de uma fase nova com novas manifestações de interesse.
  • Fique atenta/o: fazemos o processamento primeiro pelas EXCLUSÕES! Portanto, se você solicitar EXCLUSÃO de uma turma em que já está matriculado/a com o objetivo de solicitar INCLUSÃO em uma outra turma, e se nessa outra turma não houver vaga disponível, você nem conseguirá matrícula na outra turma, nem conseguirá voltar para aquela em que já estava matriculada/o. Só faça alteração em sua matrícula se tiver certeza!
  • Leia com atenção TODAS as informações constantes no formulário relativo à sua condição.

Links para acessar o formulário- CLIQUE NO LINK QUE CORRESPONDE À SUA CONDIÇÃO

 

Se você é aluna/o do NOVO CURRÍCULO – GRR2023clique aqui

Se você é aluna/o do BACHARELADO – Currículo anterior, clique aqui

Se você é aluna/o da LICENCIATURA – Currículo anteriorclique aqui

 

ATIVIDADES FORMATIVAS COMPLEMENTARES 2024/1

Publicado em: 29 de janeiro de 2024 por cedf

[post atualizado em 29/01/2024]

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso é obrigatória a apresentação de 200 horas de Atividades Formativas Complementares (ACF) para os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). A apresentação deve ser feita mediante Memorial Descritivo, a ser avaliado pela Comissão Orientadora de Estágio (COE) para a convalidação dos créditos/horas.

Seguem as informações mais importantes sobre este item do seu currículo:
  • Prazo para entrega das ACF para os concluintes deste semestre 2023.2: de 21/05/2024 até 26/06/2024 – Conforme calendário acadêmico vigente (Resolução nº 90/23) e prazo de análise da COE (15 dias).
  • O Memorial contendo as 200 horas de atividades formativas complemenares pode ser apresentado em qualquer período do curso, porém recomendamos que a/o discente o apresente na reta final do curso e com pelo menos um semestre de antecedência à conclusão (portanto, se você está no sexto ou no sétimo períodos, já pode apresentar o Memorial). Assim, se algum certificado não for validado, a/o discente terá tempo suficiente para providenciar as correções antes do término do curso. Isto porque:
  • As horas complementares não garantem vínculo da/o discente com a instituição e devem ser entregues obrigatoriamente até, no máximo, o último semestre do curso – isto é, a/o discente não pode permanecer no curso sem matrícula em disciplina e somente com a pendência das atividades complementares. Caso isso aconteça, será lançado o abandono de curso.
  • O memorial descritivo deverá, OBRIGATORIAMENTE, conter as seguintes informações

    (clique aqui para ver um modelo editável em arquivo .doc ):

 a) Capa
– Nome da/o discente com GRR;
– Título;
– Ano.

b) Sumário
– Listar todas as atividades realizadas (em ordem alfabética) e as respectivas páginas em que se encontram os comprovantes.

c) Comprovantes (conforme ordem do sumário)
– Incluir TODOS os comprovantes possíveis, a fim de evitar dúvidas quanto à validade dos documentos / atividades realizadas;
– Toda a documentação apresentada deve estar timbrada e assinada por profissional responsável;
– Caso a COE tenha dúvidas quanto à validade de algum comprovante, entrará em contato com a/o aluna/o, que deverá apresentar o documento original;
ATENÇÃO: se você for apresentar horas de estágio não obrigatório é preciso incluir no Memorial, necessariamente, o contrato do estágio e, junto dele, uma declaração do contratante, com data atualizada, em papel timbrado e assinado pelo supervisor do local de estágio, se possível também com carimbo, contendo as informações resumidas do estágio: data de início e de final do estágio, horas semanais cumpridas, horas totais cumpridas. A COE tem indeferido a apresentação de horas de estágio não obrigatório apenas com o contrato e sem essa declaração adicional. Um documento que pode substituir essa declaração adicional do contratante é o Certificado que a COAFE emite após a finalização do estágio apenas mediante apresentação, pela/o discente, da Ficha de Avaliação de estágio disponível na página de formulários da COAFE (neste link).

d) O documento deverá ser enviado em formato .pdf para o endereço ‘coordenacao.edf@ufpr.br’. No campo ‘Assunto’ escrever “Apresentação de Memorial de Atividades Complementares Formativas”.

Recomendamos que leia a regulamentação das ACF – é um documento curto e objetivo (desconsiderar o item ‘d’ do Art. 3º: não é mais necessário entregar a versão impressa e encardenada): Clique aqui para acessar a regulamentação.

Prazos regimentais do semestre letivo 2024.1/ TURMAS e ENSALAMENTO

Publicado em: 15 de dezembro de 2023 por cedf

ENSALAMENTO 2024.1

Ensalamento DEF

Ensalamento LIB038 LIBRAS

Ensalamento Anatomia

Atualização desta informação: 08/03/2024

Prezadas alunas e alunos,

Divulgamos abaixo as datas previstas para o semestre letivo 2024/1, de acordo com o calendário acadêmico 2024 que consta link a seguir:Resolução 90/23 – CEPE. 

 

TURMAS  – Semestre Letivo 2024.1 – Educação Física

Clicando aqui você pode conferir a lista de turmas/disciplinas ofertadas no semestre letivo 2024.1, com todos os detalhes, incluindo dados relativos às/aos docentes.


LEMBRANDO QUE “ATÉ A DATA [tal]” NÃO SIGNIFICA “NA DATA [tal]” – MUITO PELO CONTRÁRIO! SEJA PREVIDENTE E SE ANTECIPE AO FIM DOS PRAZOS! 


  • De  04/12/2023 ATÉ 06/03/2024 – Período para a/o aluna/o em situação de trancamento solicitar o DESTRANCAMENTO ANTECIPADO diretamente em sua tela no SIGA. Recomendamos que se antecipe a este prazo e realize o destrancamento até o dia 22/01/2024 para garantir a possibilidade de solicitar matrícula em disciplina (ver datas abaixo). Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link.
  • 29/01/2024 a 03/02/2024 – Período de SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULAS– exclusivamente pela tela da/o aluna/o no SIGA! Será exigida a carga horária mínima para que as matrículas sejam solicitadas: você deve selecionar as turmas nas quais quer solicitar matrícula e só depois que atingir a carga horária semestral mínima (240 horas para quem é do currículo anterior e 280 horas para quem é do novo currículo-2023) clicar em ‘Solicitar matrícula’. O sistema não permitirá solicitação de matrícula com carga horária menor que a mínima mencionada. O sistema só permitirá a solicitação de matrículas com carga horária total abaixo da mínima mencionada apenas e somente na situação de o/a aluno/a estar na reta final do curso e faltar pouca carga horária para concluir o curso. O SIGA não leva em consideração horário/data de solicitação para organização da fila de prioridades.
  • 15/02/2024 a 22/02/2024 de julho– Período para as/os alunas/os que já estão na reta final do curso solicitarem MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA A OU B (‘BE073’ ou ‘BE079’, respectivamente). As/os alunas/os aptas/os a realizarem uma das disciplinas deverão enviar para o nosso e-mail (‘coordenacao.edf@ufpr.br’) o formulário devidamente preenchido (neste link), digitalizado em formato .pdf, colocando no campo assunto a expressão “Formulário Monografia 2024/1″ e com cópia para o/a professor/a orientador/a pretendido/a.
  • 05 e 06/02/2024 – PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS– procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas em que você foi efetivamente matriculada/o aparecerão em sua tela como tal.
  • 19 e 20/02/2024 – Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGA. IMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade nova no sistema. Não haverá interferência da Secretaria neste ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão). Para entender como será feito o ajuste, acesse neste linko tutorial, no ‘Bloco 1: Alunos e alunas’, na caixa ‘Como realizar ajuste on-line de matrícula’.
  • 21/02/2023 – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
  • 26/02/2024 –  INÍCIO DO PERÍODO LETIVO – Todas as turmas ofertadas serão ministradas normalmente, na modalidade de ensino presencial. Este período que se inicia – o primeiro semestre de 2024 (2024/1) – é de natureza obrigatória para todos/as os/as estudantes.
  • 19/02/2024 –  Divulgação do formato da CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO.
  • 04 e 05/03/2024 – Período para solicitação de matrícula em DISCIPLINAS ELETIVAS (disciplinas de outros cursos nas quais eventualmente sobraram vagas) – Note que são apenas estes dois dias. A solicitação poderá ser realizada em sua tela no SIGA.
  • 26/02/2024 até 13/03/2024 – Período para os alunos CALOUROS solicitarem, se houver, EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS, pois este procedimento só é possível no ingresso do curso e durante o referido período. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link e clique na aba “como solicitar equivalência”. Para entender o que é equivalência e quais são os critérios para solicitar, leia a Seção III, Artigos 4º-12, da Resolução 92/13-CEPE/UFPR que trata do tema, neste link.
  • 26/02 a 08/03/2024– período para a/o aluna/o solicitar, se houver, exames de ADIANTAMENTO de conhecimento diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Para entender o que é o ADIANTAMENTO e quais são os critérios para solicitar, leia a Seção IV, Artigos 13-19, da Resolução 92/13-CEPE/UFPR que trata do tema, neste link.
  • ATÉ 08/03/2024 – período para a/o aluna/o sem matrícula em disciplina do semestre 2024.1 solicitar TRANCAMENTO diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste linkCaso não queira ou não possa cursar o semestre, deverá solicitar trancamento do curso  – CUIDADO: se não estiver cursando nenhuma disciplina e também não tiver solicitado o trancamento, será caracterizado o abandono de curso! Veja Normas para trancamento neste link.
  • 11/03/2024 ATÉ 26/04/2024 – período para a/o aluna/o que esteve matriculada/o em disciplinas do semestre letivo 2024.1 solicitar TRANCAMENTO diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Veja Normas para trancamento neste link.
  • 11/03/2024 ATÉ 26/04/2024 – período para a/o aluna/o solicitar CANCELAMENTO de disciplina em que está matriculada/o neste semestre letivo 2024.1, diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link.
  • 20/05/2024 ATÉ 31/05/2024 – período para a/o aluna/o solicitar, se houver, exames de APROVEITAMENTO de conhecimento, diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Para entender o que é o APROVEITAMENTO e quais são os critérios para solicitar, leia a Seção V, Artigos 20-31, da Resolução 92/13-CEPE/UFPR que trata do tema, neste link.
  • 21/05/2024 ATÉ 26/06/2024 –  Período para lançamento de ATIVIDADES COMPLEMENTARES FORMATIVAS no semestre letivo 2023.2. Devido ao acúmulo de trabalho na Comissão Orientadora de Estágios do nosso curso (COE-EF), recomendamos o envio do Memorial de Atividades Formativas caso você tenha no mínimo a comprovação das 200 horas já completadas e esteja na reta final do curso. Você deve enviar a solicitação da análise para o e-mail da Secretaria da Coordenação (‘coordenacao.edf@ufpr.br’), anexando o Memorial de Atividades Formativas, composto e formatado conforme o Regulamento neste link. Lembre-se de deixar todas as páginas e documentos visíveis, com boa resolução. O documento deve vir, necessariamente, no formato .pdf e em arquivo único!
  • 26/06/2024 – Término do semestre letivo 2024/1.
  • 01 a 06/07/2024 –  Exames finais.
  • 17/07/2024 – data limite para lançamento de notas pelos/as docentes. Apenas após essa data a Secretaria listará as/os estudantes aptas/os a colarem o grau e entrará em contato para os informar procedimentos necessários.

LEMBRANDO QUE “ATÉ A DATA [tal]” NÃO SIGNIFICA “NA DATA [tal]” – MUITO PELO CONTRÁRIO! SEJA PREVIDENTE E SE ANTECIPE AO FIM DOS PRAZOS! 

Matrícula em disciplinas – Período Especial (Jan-Fev/24) – BE051 – Fundamentos Ginásticos e BE052 – Filosofia e Educação Física

Publicado em: 12 de dezembro de 2023 por cedf

Estão abertas as inscrições para as duas disciplinas ofertadas em Período Especial: BE051 – Fundamentos Ginásticos e BE052 – Filosofia e Educação Física. As inscrições devem ser feitas via formulário online, no endereço a seguir, até as 15h da próxima quarta-feira, 20/12/2023.

Lembre-se que Período Especial é o antigamente chamado curso de férias, isto é, a matrícula é voluntária, entretanto, lembramos que esta oferta é para atender a demanda de alunos que precisam ainda realizar as referidas disciplinas, pois de acordo com o novo currículo não há correspondência/s com outra/s disciplina/s. Portanto, pedimos aproveitar a oportunidade desta oferta, considerando que não temos previsão destas disciplinas serem ofertadas novamente.

Para saber os horários das disciplinas e os critérios para distribuição das vagas, acesse o Edital do Período Especial que segue aqui anexo

LINK PARA O FORMULÁRIO: https://forms.gle/cM5N47WvqiEjALWk8

Prazos regimentais do semestre letivo 2023.2/ TURMAS e ENSALAMENTO

Publicado em: 3 de julho de 2023 por cedf

Atualização desta informação: 25/07/2023

 

Prezadas alunas e alunos,

Divulgamos abaixo as datas previstas para o semestre letivo 2023/2, de acordo com aResolução 62/22 – CEPE. 

 

Clicando aqui você pode conferir a lista de turmas/disciplinas ofertadas no semestre letivo 2023.2, com todos os detalhes, incluindo dados relativos às/aos docentes.

 

Clicando aqui você pode conferir o Ensalamento das turmas 2023/2


LEMBRANDO QUE “ATÉ A DATA [tal]” NÃO SIGNIFICA “NA DATA [tal]” – MUITO PELO CONTRÁRIO! SEJA PREVIDENTE E SE ANTECIPE AO FIM DOS PRAZOS! 


  • De 03 de julho ATÉ 03 de agosto – Período para a/o aluna/o em situação de trancamento solicitar o DESTRANCAMENTO ANTECIPADO diretamente em sua tela no SIGA. Recomendamos que se antecipe a este prazo e realize o destrancamento até o dia 14/07 para garantir a possibilidade de solicitar matrícula em disciplina (ver datas abaixo). Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link.
  • 15 a 18 de julho – Período de SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULAS– exclusivamente pela tela da/o aluna/o no SIGA! Será exigida a carga horária mínima para que as matrículas sejam solicitadas: você deve selecionar as turmas nas quais quer solicitar matrícula e só depois que atingir a carga horária semestral mínima (240 horas para quem é do currículo anterior e 280 horas para quem é do novo currículo-2023) clicar em ‘Solicitar matrícula’. O sistema não permitirá solicitação de matrícula com carga horária menor que a mínima mencionada. O sistema só permitirá a solicitação de matrículas com carga horária total abaixo da mínima mencionada apenas e somente na situação de o/a aluno/a estar na reta final do curso e faltar pouca carga horária para concluir o curso. O SIGA não leva em consideração horário/data de solicitação para organização da fila de prioridades.
  • 19 a 25 de julho– Período para as/os alunas/os que já estão na reta final do curso solicitarem MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA A OU B (‘BE073’ ou ‘BE079’, respectivamente). As/os alunas/os aptas/os a realizarem uma das disciplinas deverão enviar para o nosso e-mail (‘coordenacao.edf@ufpr.br’) o formulário devidamente preenchido (neste link), digitalizado em formato .pdf, colocando no campo assunto a expressão “Formulário Monografia 2023/2″ e com cópia para o/a professor/a orientador/a pretendido/a.
  • 19 e 20 de julho – PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS– procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas em que você foi efetivamente matriculada/o aparecerão em sua tela como tal.
  • 22 a 24 de julho – Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGAIMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade nova no sistema. Não haverá interferência da Secretaria neste ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão). Para entender como será feito o ajuste, acesse neste linko tutorial, no ‘Bloco 1: Alunos e alunas’, na caixa ‘Como realizar ajuste on-line de matrícula’.
  • 24 de julho – INÍCIO DO PERÍODO LETIVO – Todas as turmas ofertadas serão ministradas normalmente, na modalidade de ensino presencial. Este período que se inicia – o Segundo Semestre de 2023 (2023/2) – é de natureza obrigatória para todos/as os/as estudantes.
  • 23 a 29 de julho75ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Por este motivo, nestes dias não poderá haver nenhuma atividade letiva do nosso curso. As aulas começarão apenas no dia 31 de julho! Conforme Despacho do Diretor do Setor, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, todas as aulas serão realizadas em formato REMOTO.
  • 25 de julho – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
  • 26 de julho –  Divulgação do formato da CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO.
  • 31 de julho e 1º de agosto – Período para solicitação de matrícula em DISCIPLINAS ELETIVAS (disciplinas de outros cursos nas quais eventualmente sobraram vagas) – Note que são apenas estes dois dias. A solicitação poderá ser realizada em sua tela no SIGA.
  • 24 de julho ATÉ 04 de agosto – período para a/o aluna/o solicitar, se houver, exames de ADIANTAMENTO de conhecimento diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Para entender o que é o ADIANTAMENTO e quais são os critérios para solicitar, leia a Seção IV, Artigos 13-19, da Resolução 92/13-CEPE/UFPR que trata do tema, neste link.
  • ATÉ 18 de agosto – período para a/o aluna/o sem matrícula em disciplina do semestre 2023.2 solicitar TRANCAMENTO diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste linkCaso não queira ou não possa cursar o semestre, deverá solicitar trancamento do curso  – CUIDADO: se não estiver cursando nenhuma disciplina e também não tiver solicitado o trancamento, será caracterizado o abandono de curso! Veja Normas para trancamento neste link.
  • 08 de agosto ATÉ 29 de setembro – período para a/o aluna/o que esteve matriculada/o em disciplinas do semestre letivo 2023.2 solicitar TRANCAMENTO diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Veja Normas para trancamento neste link.
  • 08 de agosto ATÉ 29 de setembro – período para a/o aluna/o solicitar CANCELAMENTO de disciplina em que está matriculada/o neste semestre letivo 2023.2, diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link.
  • 08 de agosto ATÉ 15 de setembro – período para a/o aluna/o solicitar, se houver, exames de APROVEITAMENTO de conhecimento, diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Para entender o que é o APROVEITAMENTO e quais são os critérios para solicitar, leia a Seção V, Artigos 20-31, da Resolução 92/13-CEPE/UFPR que trata do tema, neste link.
  • 11 de setembro ATÉ 26 de novembro –  Período para lançamento de ATIVIDADES COMPLEMENTARES FORMATIVAS no semestre letivo 2023.2. Devido ao acúmulo de trabalho na Comissão Orientadora de Estágios do nosso curso (COE-EF), recomendamos o envio do Memorial de Atividades Formativas caso você tenha no mínimo a comprovação das 200 horas já completadas e esteja na reta final do curso. Você deve enviar a solicitação da análise para o e-mail da Secretaria da Coordenação (‘coordenacao.edf@ufpr.br’), anexando o Memorial de Atividades Formativas, composto e formatado conforme o Regulamento neste link. Lembre-se de deixar todas as páginas e documentos visíveis, com boa resolução. O documento deve vir, necessariamente, no formato .pdf e em arquivo único!
  • 02 de dezembro – Término do semestre letivo 2023/2.
  • 04 a 09 de dezembro –  Exames finais.
  • 23 de janeiro de 2024 – data limite para lançamento de notas pelos/as docentes. Apenas após essa data a Secretaria listará as/os estudantes aptas/os a colarem o grau e entrará em contato para os informar procedimentos necessários.

LEMBRANDO QUE “ATÉ A DATA [tal]” NÃO SIGNIFICA “NA DATA [tal]” – MUITO PELO CONTRÁRIO! SEJA PREVIDENTE E SE ANTECIPE AO FIM DOS PRAZOS! 

Regras e procedimentos para contratos de estágio não-obrigatório

Publicado em: 4 de maio de 2022 por cedf

[Post atualizado em 15/02/2024, às 16:15]

LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

1. Os estágios não obrigatórios na UFPR seguem, primeiramente, os trâmites ordenados pela COAFE, o órgão geral da Universidade responsável por deferir contratos de estágio. Você pode visitar a página de Perguntas Frequentes sobre estágio, no link a seguir (sugerimos também visualizar as outras páginas relacionadas): http://www.prograd.ufpr.br/coafe/ue/perguntas-frequentes/

2. Além desses trâmites, cada curso tem regras próprias e uma instância interna para acompanhamento de estágios, chamada de COE-Comissão Orientadora de Estágios, formada por docentes do curso. Todos os contratos devem ser analisados e deferidos ou indeferidos por esta comissão.

3. Nosso curso tem um Regimento próprio de estágios, o qual determina os seguintes critérios SIMULTANEAMENTE para liberação do estágio:

  • ter cumprido pelo menos 50% do curso (incluindo a carga horária matriculada). Você pode acompanhar a evolução de sua carga horária cumprida e matriculada em sua tela no SIGA, nos itens ‘Relatório de Integralização’ e ‘Histórico’. Caso não atinja esse índice, o/a aluno/a que pretende o estágio deve apresentar requerimento assinado (modelo neste link)+ documentação comprobatória de formação e/ou experiência na área pretendida para o estágio.
  • estar matriculado na carga horária mínima exigida no semestre vigente;
  • ter tido aprovação em pelo menos 50% das disciplinas dos 4 (quatro) primeiros períodos do curso;
  • ter cursado disciplina(s) correlata(s) à área pretendida para o estágio;
  • não ter reprovação por frequência em nenhuma disciplina do semestre imediatamente anterior;
  • excepcionalmente, alunos que tenham cursado menos de 50% do curso, devem solicitar a liberação/ aprovação à COE através de requerimento (AQUI) relatando a experiência + comprovação da experiência mediante certificados e/ou declarações.

4. Para abrir o processo no SEI e enviar a documentação para análise da COE, a secretaria da Coordenação observará o primeiro critério: se o/a aluno/a cumpriu 50% do curso, incluindo a carga horária matriculada, ou se enviou requerimento + documentação comprobatória de formação/experiência na área.

5. Sendo aprovada a liberação, o/a aluno/a deve procurar o contratante para a elaboração da minuta de contrato, chamada de ‘Termo de Compromisso de Estágio’ (TCE). Conforme o item 24 da página de Perguntas Frequentes da COAFE (link acima), alguns contratantes exigem a intermediação de um Agente de Integração (geralmente o CIEE) para elaboração do TCE; isso tem de ser verificado com o seu contratante.

6. O formulário para elaboração do contrato/TCE pode ser encontrado no link: Formulários de estágio / Aba: Termo de Compromisso. Caso a empresa concedente também não forneça o formulário para apresentação do relatório final de estágio, este também poderá ser elaborado através do mesmo link, na aba: Relatório de estágio

7. É necessário também indicar um/a professor/a orientador/a, que pode ser contatado por e-mail ou pela forma que a/o aluna/o achar mais adequada. E, por fim, observar o seguinte caminho para apresentação da minuta de contrato [SE HOUVER ALGUM CONTRATO DE ESTÁGIO ANTERIOR É PRECISO APRESENTAR O RELATÓRIO FINAL DESTE, E TAMBÉM O TERMO DE RESCISÃO, CASO A DATA DE TÉRMINO AINDA NÃO TENHA SIDO ATINGIDA]:

A/o aluna/o deve nos enviar e-mail, com cópia para o/a professor/a orientador/a, contendo o contrato/TCE em formato .pdf, em arquivo único, com boa resolução/visualização, já assinado pelo contratante e pela/o aluna/o e solicitando assinatura do/a orientador/a. Ao recebê-lo, abriremos um processo no sistema SEI. O contrato/TCE será analisado e deferido pelo/a professor/a orientador/a, pela COE – Comissão Orientadora de Estágios e pela Coordenação, nesta ordem. Após assinatura do Coordenador, o contrato será enviado para a COAFE. Ao recebermos a resposta deste órgão, encaminharemos, finalmente, para o/a aluno/a.

Devido a toda essa tramitação, a/o aluna/o  deve nos enviar o contrato/TCE para análise com pelo menos 10 (dez) dias em relação à data de início da vigência do estágio.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Educação Física
Rua Cel Francisco Heraclito dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-3342
Centro Politecnico
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Educação Física
Rua Cel Francisco Herclito dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-3342
Centro Politecnico
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Curso de Educação Física

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR