Publicado em: 25 de janeiro de 2024
por cedf
Leia atentamente as informações abaixo!
Atualizado em 23/02/2024
Matrículas semestre letivo 2024.1
1. As matrículas serão solicitadas nos dias 29 de janeiro a 03 de fevereiro, exclusivamente por meio do SIGA (caso ainda não esteja familiarizado com o SIGA, clique aqui para acessar o tutorial e aprender como entrar no SIGA e quais suas principais funcionalidades, tais como emissão de documentos automáticos com autenticação eletrônica e solicitações diversas).
1.1) 15 a 22 de fevereiro – Período para as/os alunas/os que já estão na reta final do curso solicitarem MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA A OU B. As/os alunas/os aptas/os a realizar uma das disciplinas deverão enviar para o nosso e-mail (‘coordenacao.edf@ufpr.br’) o formulário devidamente preenchido (neste link), digitalizado em formato .pdf, colocando no campo assunto a expressão “Formulário Monografia 2024.1″ e com cópia para o/a professor/a orientador/a pretendido/a, com o/a qual o aluno/a já deve ter entrado em contato.
1.2) 05 e 06 de fevereiro – PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas em que você foi efetivamente matriculada/o aparecerão em sua tela como tal.
1.3) 19 e 20 de fevereiro – Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGA. IMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade automática no sistema. Não haverá interferência da Secretaria na fila de interessadas/os durante este ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão). Para entender como será feito o ajuste, acesse neste link o tutorial, no ‘Bloco 1: Alunos e alunas’, na caixa ‘Como realizar ajuste on-line de matrícula’.
1.4) 21 de fevereiro – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
1.5) 21 de fevereiro – Data prevista para divulgação do formato da CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO. (Siga instável – possívelmente a data será alterada, solicitamos aos discentes que aguardem as próximas informações)
ATENTE-SE ÀS NOVAS DATAS ABAIXO que precisaram ser alteradas por conta do não funcionamento do Siga:
- 23 E 24/02/2024: Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGA. IMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade automática no sistema. Não haverá interferência da Secretaria na fila de interessadas/os durante este ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão). Para entender como será feito o ajuste, acesse neste link o tutorial, no ‘Bloco 1: Alunos e alunas’, na caixa ‘Como realizar ajuste on-line de matrícula’.
- 23/02/2024 – Data prevista para divulgação do formato da CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO. Será disponibilizado um formulário on-line (via Google Forms) para que os alunos realizem este procedimento.
- 25/02/2024 – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
- 26/02 até às 12h00 de 28/02/2024 – Período para preenchimento do formulário de matrícula pelos alunos que pretendem solicitar exclusão ou inclusão em disciplinas com vagas remanescentes. Esta é a terceira etapa após o processamento de matrículas e sua última chance de incluir ou excluir disciplinas para o semestre vigente 2024.1.
- No período de 29/02 a 01/03/2024 será realizado o PROCESSAMENTO das solicitações com as informações geradas pelo próprio formulário.
Informações Gerais – Semestre 2024.1 e Turmas Ofertadas
- Esta oferta de disciplinas para o semestre letivo 2024.1 é regida pela Resolução 90/23-CEPE/UFPR. Sugerimos a todos/as que acessem e leiam o documento.
- Todas as turmas ofertadas serão ministradas normalmente, na modalidade de ensino presencial. A matrícula em disciplinas é de natureza obrigatória para todos/as os/as estudantes. Isto é, o/a aluno/a deverá estar matriculado/a. Caso não possa cursar o semestre, deverá solicitar trancamento do curso em sua tela do SIGA – ver prazo calendário – CUIDADO: se não estiver cursando nenhuma disciplina e também não tiver solicitado o trancamento, será caracterizado o abandono de curso! Clique aqui para acessar as normas para trancamento de curso.
- Todo o processo de matrículas é automático, sendo realizado integralmente pelo sistema SIGA, de acordo com a iniciativa do/a aluno/a, considerando, inclusive, as prioridades regulamentares (se é calouro/a, se está periodizado/a, o índice acadêmico IRA etc.).
- Devido ao treinamento de nova servidora técnica, os atendimentos da secretaria do curso deverão ser realizados prioritariamente através do e-mail ‘coordenacao.edf@ufpr.br’. Para qualquer solicitação por e-mail, informe nome e GRR.
- Um compilado das datas importantes do calendário acadêmico, do semestre 2024.1, está disponível NESTE LINK.
- Detalhes acerca do cronograma de aulas e demais especificidades da disciplina serão repassados por cada docente nos primeiros encontros das turmas.
- Logo abaixo está o link que leva para a tabela de divulgação das turmas ofertadas neste semestre letivo 2024.1, com seus respectivos horários e docentes. A tabela está organizada em ordem alfanumérica pelos códigos das disciplinas [para procurar por um determinado termo, como nome ou código, teclar Ctrl+F e digitar o termo de busca].
- Os temas das turmas temáticas (temas emergentes, estágios e projetos integrados) estão divulgados em tabela lateral no mesmo link abaixo (ver no rodapé a planilha ‘Turmas Temáticas 2024.1’). A tabela ainda se encontra em fase de atualizção pelos respectivos docentes das turmas.
- Assim também, as/os docentes disponíveis para orientação de TCC e seus respectivos temas de pesquisa também se encontram em tabela lateral assim nomeada no mesmo link (ver no rodapé a planilha ‘Docentes e Temas para TCC’).
GRADE DE DISCIPLINAS/TURMAS OFERTADAS – 2024/1
|
Publicado em: 28 de novembro de 2023
por cedf
Publicado em: 25 de julho de 2023
por cedf
[post atualizado em 28/02/2024]
Inscrições para os seguintes Editais 2024.1
- De 26/03 a 01/04/2024 – inscrições para seleção de estudantes bolsistas no programa LICENCIAR, coordenado pela Profa. Dra. Soraya Domingues. Para saber como se inscrever, Clique AQUI para acessar o edital
- De 26/03 a 01/04/2024 – inscrições para seleção de estudantes bolsistas no programa LICENCIAR, coordenado pela Profa. Dra. Lucélia Borges. Para saber como se inscrever, Clique AQUI para acessar o edital
- De 27/03 a 02/04/2024 – inscrições para seleção de estudantes bolsistas no programa LICENCIAR, coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Chaves. Para saber como se inscrever, Clique AQUI para acessar o edital
Foram encerradas as inscrições dos seguintes Editais
- De 15 a 22 de março de 2024 estarão abertas as inscrições para seleção de estudantes bolsistas e voluntários para o PET Educação Física, coordenado pelo prof. Dr. André Mendes Capraro. Para saber como se inscrever, Acesse AQUI o EDITAL
- Edital Bolsa PIBID para estudantes de Educação Física Licenciatura – Inscrições até hoje 08/03/2024. Acesse AQUI o EDITAL RESULTADO
- De 26/02 até 03/03 estarão abertas as inscrições para seleção de estudantes bolsistas e voluntários para atuarem como monitores(as) da disciplina Voleibol (BE0011), lecionada pela profa Dra. Lucélia Borges. Para saber como se inscrever, acesse e Leia o Edital neste link. RESULTADO
- De 27/02 até às 18h00 do dia 05/03/2024 estarão abertas as inscrições para seleção de estudantes bolsistas e voluntários para atuarem como monitores(as) da disciplina Esportes Ginásticos e Temas Emergentes em Esportes I – Letícia Lima, lecionada pela Professora Dra. Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima. Para saber como se inscrever, acesse e leia o Edital neste Link.
- De 27/02 até 04/03 estarão abertas as inscrições para seleção de estudantes bolsistas e voluntários para atuarem como monitores(as) da(s) disciplina(s) Práticas Rítmicas e Expressivas e Projeto Integrados, lecionadas pela profa Dra. Soraya Corrêa Domingues. Para saber como se inscrever, acesso o link: Edital de Seleção de Bolsistas MONITORIA 2024
Publicado em: 18 de julho de 2023
por cedf
SEMESTRE 2023.2
[post atualizado em 14/11/2023]
-
- [Questionário de Pesquisa] HABILIDADES CES
Projeto: Investigando Evidências de Validade do Behavioral, Emotional, and Social Skills Inventory (BESSI)
A Mestranda Marcelle Fernandes do curso de psicologia da UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Cristian Zanon, está fazendo uma pesquisa e precisa de respostas vindas de outros estados, a qual será importante para uma amostra significativa do Brasil.
A mestranda pretende adaptar esta escala de Habilidades Socioemocionais e Comportamentais para o Brasil.
Link para responder a pesquisa:
https://bessibr.formr.org/?anchor=mf_vr_email
Lembrando que há um feedback bem interessante no final!
- O Setor de Educação da UFPR promove o X Seminário de Teoria e Prática de Ensino & XXX Seminário de Encerramento da Prática de Ensino em Educação Física: Mostra das experiências pedagógicas dos estágios obrigatórios do Setor de Educação da UFPR 2023, a ser realizado entre os dias 27 e 30 de novembro de 2023, no Campus Rebouças da UFPR. Site do evento: https://educacao.ufpr.br/decimamostratpen2023/
- Profa. Roberta Santana do Napne – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFPR convida corpo docente e discente a participar da Jornada de Acessibilidade e Inclusão nas Ciências (JAIC) no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. Este evento tem como objetivo promover a sensibilização e o engajamento de todos os membros da nossa comunidade acadêmica na busca por um ambiente científico mais acessível e inclusivo.O evento é promovido pela Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CNAPNE) do IFPR – Campus Curitiba, juntamente com o Laboratório de Instrumentação Didática em Ensino de Física, patrocinada pelo Sociedade Brasileira de Física (SBF) e com o apoio da CONAPNE – reitoria.A Abertura do evento ocorrerá no dia 03 às 14h30. As atividades serão realizadas no período de 03 a 09 de outubro, conforme cronograma abaixo. As inscrições vão até 30/09 e podem ser realizadas pelo link a seguir: INSCRIÇÕES AQUI. Serão emitidos certificados por atividade, vale lembrar que algumas delas têm vagas limitadas.
Data
|
Horário
|
Atividade
|
Ministrante
|
Local
|
03/10
(3ª feira)
|
14:30 – 17:30
|
PALESTRA: O Ensino de Matemática com Metodologia Ativa no Princípio do Desenho Universal.
|
Rubens Ferronato
|
Auditório Neide Alves do Campus Curitiba
|
19:00 – 20:30
|
PALESTRA: Altas Habilidades/Superdotação: identificação e estratégias educacionais
|
Christianne R. S. de Oliveira Cruzeta
|
Auditório Neide Alves do Campus Curitiba
|
04/10
(4ª feira)
|
14:00 – 18:00
|
PALESTRA E OFICINA: Aprendendo ver, ouvindo
|
Cleomira F. Burdzinski
|
Auditório Neide Alves do Campus Curitiba
|
19:00 – 20:00
|
PALESTRA: Desafios da Inclusão na prática pedagógica
|
Wesley Soares Guedes de Moraes
|
Auditório Neide Alves do Campus Curitiba
|
20:00 – 21:00
|
PALESTRA: Capacitismo nas Ciências: Desafios e caminhos para a inclusão
|
Gabriela Isabel Ormeno Reyes
|
Auditório Neide Alves do Campus Curitiba
|
05/10
(5ª feira) e
06/10
(6ª feira)
|
14:00 – 18:00
|
OFICINA: LIBRAS – Iniciando a comunicação com surdos
|
Elaine Maria de Melo Fernandes
e Israel Bispo dos Santos
|
Sala de aula (a definir)
Vagas limitadas: 25
|
05/10
(5ª feira)
|
14:00 – 18:00
|
OFICINA: CARTUM, o desenho que provoca riso
|
Ricardo Augusto Gomes Dias
|
Laboratório de Física –
Vagas limitadas: 25
|
09/10
(2ª feira)
|
19:00 – 22:00
|
MINICURSO: A Efetiva Aprendizagem de Matemática Através de uma Hierarquia de Experiências
|
Rubens Ferronato
|
Laboratório de Física – Vagas limitadas: 25
|
-
Horário
Atividade
Ministrante
-
Pesquisas
-
- Jesualdo Matias dos Santos (Mestrando em Ciências Contábeis e Administração, na Fucape Business School) contato: jesualdo.santos@ifal.edu.br), convida para pesquisa sob orientação da Dra. Silvania Nossa – contato silvanianossa@fucape.br, sobre ‘inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, que é parte do Mestrado’. A participação nesta pesquisa é voluntária, com a finalidade exclusiva de colaborar com o sucesso da pesquisa. A participação nesta pesquisa é somente na etapa de coleta de dados por meio do questionário disponível ao clicar neste link “ https://forms.gle/xR7U3i9RUMDerHEJ6 ”, não havendo necessidade de se identificar.
-
Maura Milfont, professora da Universidade de Brasília, Faculdade de Engenharia do Gama – FGA convida para responder à pesquisa de pós doutorado “
A engenharia e a educação superior no desenvolvimento de estratégias para a promoção da equidade de gênero em STEM” que envolve a Universidade de Brasília-BR e a Universidade de Salamanca-ES. O instrumento tem o respaldo da resolução CNS e aprovação do Comitê de Ética da Universidade de Brasília. O objetivo é analisar a opinião/percepção da comunidade discente a respeito das áreas STEM (do inglês: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), detectar os problemas e planejar estratégias para a promoção da equidade de gênero nestas áreas. O questionário é voltado para estudantes maiores de 18 anos de qualquer área do conhecimento e não há a possibilidade de identificação pessoal. O interesse pela equidade de gênero nas áreas STEM é mundial e se alinha com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e justiça social. A professora se põe à disposição para quaisquer esclarecimentos no endereço ‘maura@unb.br’.
LINK PARA O QUESTIONÁRIO:
https://forms.office.com/r/C34rgeK9sS
-
Rodolfo Silva da Rosa, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), orientado pelo Prof. Dr. Valmor Ramos convida para participação na pesquisa “
Valores humanos no contexto da formação inicial em Educação física: o ensino em foco.” O objetivo do estudo é investigar o ensino de valores humanos em estudantes no contexto nacional da formação Inicial em Educação Física. Nesta etapa, os estudantes devem preencher dois instrumentos sobre valores (um sobre ensino e outro de perfis de valores e um questionário socioeconômico). Para participar, os estudantes precisam
responder aos questionários pelo link
https://forms.gle/HnfRTZcduENTW64d6
-
Karla Morato, aluna de doutorado do Programa de Ecologia da USP, sob a orientação do Dr. Jean Paul Metzger (Instituto de Biociências, USP), convida para pesquisa FAPESP
Biota Síntese, que busca entender como as áreas verdes influenciam a saúde mental da população em áreas urbanas. As respostas serão coletadas de forma anônima e o questionário demandará menos de 10 minutos para ser respondido. Link do questionário:
https://forms.gle/K56KyDTvuiWfKeNJ8
-
Mariani Viegas, aluna de doutorado do PPGEducação/UFPR, sob orientação da Profa. Dra. Maria Rita de Assis César, convida estudantes voluntárias para pesquisa intitulada “COBRIR E DESCOBRIR A CARNE NUA: SOBRE CORPOS E VESTIMENTAS A PARTIR DAS NARRATIVAS DAS UNIVERSITÁRIAS”. A pesquisa será por meio de entrevistas remotas (Google Meet), realizadas individualmente e de no máximo 30 minutos. O público buscado são universitárias (pessoas que se identificam como mulheres, sejam elas cisgênero, transgênero, travestis ou intersexo) e estudantes dos campi de Curitiba.
-
Lucas Galvão (Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-PPGA/UFERSA), convida para pesquisa sob orientação da Profa. Dra. Liana Nobre:
Percepção da cidadania financeira de usuários de serviços financeiros digitais: uma aplicação do modelo TRAM, que tem como finalidade analisar a influência da prontidão e aceitação de tecnologia sobre a percepção de cidadania financeira de usuários de serviços financeiros digitais.
Se você é usuário de algum serviço financeiro/banco digital, tem mais de 18 anos e reside no Brasil, sua opinião é de extrema importância e te convido a participar. Para a participação da pesquisa basta preencher o questionário disponível no link: https://forms.gle/iVrtfUHSYWXjLnyr7
-
Michael de Quadros Duarte (doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-PPG/UFRGS), orientado pela Profª Drª Clarissa Marceli Trentini, convida para pesquisa:
Preconceito em relação à imigração e fatores psicossociais associados a partir da teoria bioecológica. Estudo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP). Link:
https://pt.surveymonkey.com/r/imigracaobrasil
-
Adriano Matos,
orientador do MBA em Gestão de Negócios da
Universidade de São Paulo, desenvolve
pesquisa sobre alimentação orgânica no cenário brasileiro. A pesquisa é rápida e intuitiva e leva em torno de 4 minutos. Viemos, pedir, para
compartilhar com a comunidade acadêmica, pois estamos enviando para diversas regiões do Brasil e precisamos de respondentes dessa região. Por fim, deixamos nossos agradecimentos, desde já:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuVqvVaBPDU7dWQS4D8fPzUNvLk8BsKkjMMlUokMHHDhBiMg/viewform
Publicado em: 11 de julho de 2023
por cedf
Última atualização: 12/07/2023
Leia atentamente as informações abaixo!
Matrículas
1. As matrículas serão solicitadas nos dias 15 a 18 de julho, exclusivamente por meio do SIGA (caso ainda não esteja familiarizado com o SIGA, clique aqui para acessar o tutorial e aprender como entrar no SIGA e quais suas principais funcionalidades, tais como emissão de documentos automáticos com autenticação eletrônica e solicitações diversas).
1.2) 19 a 25 de julho – Período para as/os alunas/os que já estão na reta final do curso solicitarem MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA A OU B. As/os alunas/os aptas/os a realizar uma das disciplinas deverão enviar para o nosso e-mail (‘coordenacao.edf@ufpr.br’) o formulário devidamente preenchido (neste link), digitalizado em formato .pdf, colocando no campo assunto a expressão “Formulário Monografia 2023/2″ e com cópia para o/a professor/a orientador/a pretendido/a, com o/a qual o aluno/a já deve ter entrado em contato.
1.3) 19 e 20 de julho – PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas em que você foi efetivamente matriculada/o aparecerão em sua tela como tal.
1.4) 22 a 24 de julho – Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGA. IMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade automática no sistema. Não haverá interferência da Secretaria na fila de interessadas/os durante este ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão). Para entender como será feito o ajuste, acesse neste link o tutorial, no ‘Bloco 1: Alunos e alunas’, na caixa ‘Como realizar ajuste on-line de matrícula’.
1.5) 25 de julho – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
1.6) 26 de julho – Data prevista para divulgação do formato da CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO..
Informações Gerais – Semestre 2023.2 e Turmas Ofertadas
- Esta oferta de disciplinas para o semestre letivo 2023.2 é regida pela Resolução 62/22-CEPE/UFPR. Sugerimos a todos/as que acessem e leiam o documento.
- Como informado na própria Resolução do Calendário, de 23 a 29 de julho a UFPR acolherá a realização da 75ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Por este motivo, nestes dias não poderá haver nenhuma atividade letiva do nosso curso.
- Como informamos no post sobre prazos e procedimentos, de 23 a 29 de julho o Centro Politécnico abrigará a 75ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Por este motivo, nestes dias não poderá haver nenhuma atividade letiva do nosso curso. As aulas começarão apenas no dia 31 de julho, e conforme Despacho do Diretor do Setor, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, todas as aulas serão realizadas em formato REMOTO. A partir do dia 07 de agosto as aulas retornam ao formato presencial normal.
- Todas as turmas ofertadas serão ministradas normalmente, na modalidade de ensino presencial. Este período que se inicia – o segundo semestre de 2023 (2023/2) – é de natureza obrigatóriapara todos/as os/as estudantes. Isto é, o/a aluno/a deverá estar matriculado/a. Caso não queira ou não possa cursar o semestre, deverá solicitar trancamento do curso em sua tela do SIGA – ATÉ 18 de agosto! – CUIDADO: se não estiver cursando nenhuma disciplina e também não tiver solicitado o trancamento, será caracterizado o abandono de curso! Normas para trancamento de Curso.
- Todo o processo de matrículas é automático, sendo realizado integralmente pelo sistema SIGA, de acordo com a iniciativa do/a aluno/a, considerando, inclusive, as prioridades regulamentares (se é calouro/a, se está periodizado/a, o índice acadêmico IRA etc.).
- Devido à redução temporária da equipe técnica, os atendimentos da secretaria do curso deverão ser realizados prioritariamente através do e-mail ‘coordenacao.edf@ufpr.br’. Para qualquer solicitação por e-mail, informe nome e GRR.
- Um compilado das datas importantes do calendário acadêmico, do semestre 2023.2, está disponível NESTE LINK.
- Detalhes acerca do cronograma de aulas e demais especificidades da disciplina serão repassados por cada docente nos primeiros encontros das turmas.
- Logo abaixo está o link que leva para a tabela de divulgação das turmas ofertadas neste semestre letivo 2023.2, com seus respectivos horários e docentes.
- A tabela está organizada em ordem alfanumérica pelos códigos das disciplinas [para procurar por um determinado termo, como nome ou código, teclar Ctrl+F e digitar o termo de busca].
- Os temas das turmas temáticas (temas emergentes, estágios e projetos integrados) estão divulgados em tabela lateral no mesmo link abaixo (ver no rodapé a planilha ‘Turmas Temáticas 2023.2’).
- Assim também, as/os docentes disponíveis para orientação de TCC e seus respectivos temas de pesquisa também se encontram em tabela lateral assim nomeada no mesmo link (ver no rodapé a planilha ‘Docentes e Temas para TCC’).
GRADE DE DISCIPLINAS/TURMAS OFERTADAS – 2023/2
|