Setor de Ciências Biológicas

Educação Física

edfisica

 Histórico

 

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DO PARANÁ foi uma das primeiras criadas no Brasil, graças ao esforço inaudito de um grupo de homens liderados pelo Prof. Francisco Matheus Albizú, em 1939.

Apesar de muitas dificuldades enfrentadas para criação da Instituição, em 29 de abril de 1940, através do Decreto 9817, o Governo Estadual reconheceu a Escola “sem ônus para o Estado”, sendo designada a Escola de Professores de Curitiba para a sede da mesma, enquanto não fosse construído o Estádio Getúlio Vargas”. Após a sua criação foi anexada ao Instituto de Agronomia, Veterinária e Química do Paraná, tendo por finalidade a formação de professores, médicos especialistas em educação física, técnicos desportivos e massagistas.

Depois de muitos impasses, foi autorizada a funcionar pelo Governo Federal através do Decreto 9890 de 07 de julho de 1942, sendo Presidente da República Getúlio Vargas e Ministro da Educação Gustavo Capanema. O RECONHECIMENTO foi concretizado através do Decreto-Lei 17592 de 16 de janeiro de 1945.

Inicialmente a Escola, sem sede própria, funcionou em vários locais antes de ter sido estadualizada em 10 de outubro de 1956, e em 1964, o então Secretário de Educação e Cultura Véspero Mendes propõe ao Reitor da Universidade Federal do Paraná José Nicolau dos Santos a agregação da Escola à Universidade, a qual foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário em sessão de 28 de abril de 1965 e homologada pelo Conselho Federal de Educação em 1º de julho de 1966. Estava consolidado parcialmente o trabalho incessante daquele grupo de homens que lutavam pela implantação definitiva da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná

Passados 10 anos nova iniciativa foi tomada, em 08 de abril de 1976, quando após negociações com o Reitor Theodócio Jorge Atherino, os Conselhos Estadual e Federal de Educação, emitem pareceres em favor da absorção da Escola pela Universidade Federal do Paraná, a qual foi efetivada pelo então Governador do Estado do Paraná Jayme Canet Júnior e o Magnífico Reitor Theodócio Jorge Atherino.

Assim, pela Resolução 08/77 constante do Processo 112265 do Conselho Universitário, autoriza a Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa da UFPR., a receber por transferência a totalidade dos discentes da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, e dá outras providências, assim como permite a utilização de dependências e instalações do Governo do Estado do Paraná, cedidas em regime de comodato.

Finalmente, com a emissão da CERTIDÃO 07/77 – por determinação do Magnífico Reitor Theodócio Jorge Atherino, conforme Livro 5 das atas das sessões do Conselho Universitário, onde está registrada a ata de 24 de fevereiro de 1977, aprovando a GRADUAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFPR e como conseqüência, a criação do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA junto ao SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS , tendo como Diretor o Prof. Milton Miró Vernalha.

Todas essas iniciativas foram referendadas pelo Parecer 5185/78, de agosto de 1978, do CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO – MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA – BRASIL.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR