Coordenação do Curso de Fisioterapia

Ação de acadêmicos de Fisioterapia no dia de Luta da População em Situação de Rua

No último dia 18/08/2017, os acadêmicos de Fisioterapia Isabelle Riceto, Jéssyca Passos, Jheniffer Leal, Larissa Möller, Luiz Nóbrega, Lais Marion, Beatriz Carvalho, Juliana e Eduardo Sassi da Universidade Federal do Paraná, juntamente com a docente da disciplina Habilidades Fisioterapêutica de Promoção e Prevenção Profa. Dra. Rubneide Gallo, participaram do dia de Luta da População em Situação de Rua fazendo referência ao massacre da Praça da Sé em São Paulo, acontecido em 19 de agosto de 2004.

Um dos princípios da Política Nacional da População de Rua é a intersetorialidade das ações que garantam igualdade de condições para o acesso à educação, à saúde, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à previdência social e à assistência social e foi neste sentido que a Fisioterapia da UFPR, apropriou-se da temática, visando entender as reais necessidades dessa população. Nos dias que antecederam a ação foi realizada no campus Politécnico, uma roda de conversa com grupo de acadêmicos e docente responsável com representantes do Movimento Nacional da População de Rua – Maurício Pereira e da Central Única das Favelas (CUFA) – Paraná Andréia de Lima.

No dia da ação os acadêmicos tiveram a oportunidade de ouvir a População em Situação de Rua, assim como promover a saúde a partir dos seus relatos. A presença de dores nas pernas, pés e coluna foram os problemas físicos mais destacados, e na ocasião, foram oferecidas orientações posturais e medidas de alívio de dor, além de entrega de kits de autocuidado, confeccionados a partir de doações estimuladas pelos acadêmicos.

20170818_135744

img-20170819-wa0081 img-20170819-wa0066 img-20170819-wa0085