Programa da Pós Graduação em Genética

Linhas de Pesquisa

O programa tem como área de concentração a Genética e conta com cinco linhas de pesquisa:

555

       Estudo estrutural e funcional de variantes genômicas associadas com fenótipos complexos, condições genéticas raras ou respostas terapêuticas, capazes de fornecer melhor compreensão sobre condições patológicas e estratégias de tratamento. Busca-se reconhecer alterações em biomoléculas que sejam potenciais biomarcadores para novas estratégias de diagnóstico, classificação de doenças e/ou terapia.

Assuntos: Associação de polimorfismos genéticos com fenótipos complexos; identificação de variantes genéticas raras; variantes mitocondriais; epidemiologia genética; fenótipos monogênicos (mendelianos); fenótipos multifatoriais (complexos); imunogenética; oncogenética; biomarcadores.

t2

     Combina ferramentas de biologia molecular, ensaios funcionais e abordagens “ômicas” com o objetivo de identificar, compreender e validar genes e vias biológicas envolvidas na regulação da expressão gênica e suas implicações no metabolismo dos organismos. Seus resultados permitem reconhecer a contribuição de variações genéticas e epigenéticas relacionadas ao funcionamento dos genomas e suas respostas celulares.

Assuntos: Análises de transcriptomas e proteomas, regulação da expressão gênica em eucariotos e procariotos, RNAs extracelulares, RNAs não-codificadores, epigenética; genes de interação interespecífica; biologia de sistemas.

t3

          Estuda através de abordagens tradicionais e das “ômicas” os processos evolutivos e estratégias adaptativas de diferentes organismos em busca de melhor compreensão da diversidade biológica no tempo e no espaço. Os resultados contribuem para a descrição da biodiversidade neotropical, o delineamento de estratégias para a conservação das espécies, a compreensão da evolução humana e o desenvolvimento de tecnologias forenses que contribuam para a soberania nacional.

Assuntos: Evolução de genes e genomas, genômica comparativa, citogenética comparativa e evolução cromossômica, DNAs repetitivos, sistemática filogenética, filogeografia, processos macro e microevolutivos, genética de populações; genética da conservação; genética forense.

t4

        Estuda a diversidade biológica com foco na identificação de recursos genéticos com potencial à prospecção de compostos bioativos para o uso na agricultura, indústria, fontes renováveis de energia e na resolução de problemas ambientais. Aplica bioensaios utilizando animais e microorganismos como bioindicadores no monitoramento ambiental. Realiza estudos para a identificação do perigo e determinação do risco de substâncias químicas. Esta linha de pesquisa também contempla o desenvolvimento de novas tecnologias de testes alternativos aos testes com animais, que possam ser aplicados no processo de desenvolvimento de produtos e contribuam, assim, para a sustentabilidade de produtos.

Assuntos: Bioprospecção; identificação de recursos genéticos com potencial biotecnológico; (eco)toxicologia ambiental; avaliação de genotoxicidade e danos ao DNA; monitoramento ambiental e avaliação de risco de substâncias e produtos; identificação de marcadores moleculares para respostas de (eco)toxicidade; desenvolvimento de novas metodologias alternativas ao uso de experimentação animal.

t5

       Busca promover o diagnóstico de dificuldades de ensino, desenvolvimento e avaliação de recursos educacionais (didáticos, computacionais e estratégias de divulgação) que sejam capazes de tornar a Ciência mais interessante e relacionada com a sociedade. Seus resultados visam despertar a curiosidade e interesse da sociedade pelos fenômenos naturais que nos cercam e pelos produtos e serviços tecnológicos que derivam do desenvolvimento científico.

Assuntos: Método científico e popularização da ciência; recursos didáticos para o ensino da Genética e biotecnologias; novas estratégias de ensino; metodologias de ensino

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Programa da Pós Graduação em Genética
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1587
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Programa da Pós Graduação em Genética
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1587
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Programa da Pós Graduação em Genética

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR